Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/36398
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSimões, Francisco-
dc.contributor.authorAlarcão, Madalena-
dc.date.accessioned2017-01-26T17:01:32Z-
dc.date.available2017-01-26T17:01:32Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.issn1517-9702por
dc.identifier.issn1678-4634por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/36398-
dc.description.abstractO presente artigo constitui uma revisão da literatura acerca da eficácia dos programas de mentoria escolar na promoção do desenvolvimento socioemocional e instrumental de jovens. Para tal, procedeu-se a uma comparação entre as investigações empíricas mais significativas sobre o assunto. A partir dessa análise, é possível verificar que os resultados atribuídos a programas de mentoria são contraditórios e, tendencialmente, de magnitude reduzida. Diversas fragilidades metodológicas parecem afectar os resultados obtidos na maior parte dos trabalhos avaliados, entre as quais se destacam o tamanho reduzido das amostras e a inexistência de controlo experimental da variabilidade inerente aos sujeitos. A par das limitações metodológicas, a revisão de literatura efectuada permitiu ainda identificar variações importantes na estruturação dos próprios programas de mentoria escolar e uma ponderação inconsistente de variáveis definidoras de boas práticas. Todos esses factores parecem dificultar a obtenção de conclusões sólidas sobre a eficácia desse tipo de intervenção em meio escolar. A realização de mais estudos, com poder inferencial, sobre programas bem estruturados, um maior cuidado na definição dos planos de investigação e a consideração do professor como figura habilitada ao desempenho cumulativo das funções de mentor, ao contrário do que sucede em programas desenvolvidos em países anglo-saxónicos, são algumas das recomendações a seguir em futuras investigações sobre essa temática.por
dc.description.abstractThe present article is a survey of the literature on the effectiveness of school mentoring programs in promoting the socioemotional and instrumental development of youngsters. It starts with a comparison between the most significant empirical investigations on the subject. From such analysis it is possible to observe that the results attributed to mentoring programs are contradictory and tend to be of reduced magnitude. Various methodological weaknesses seem to affect the results obtained in the majority of the works analyzed, amongst which the reduced size of samples and the lack of experimental control of the inherent variability of the subjects. Alongside these methodological limitations, the literature survey carried out here also allowed to identify important variations in the structure of the school mentoring programs, and an uneven weighing of the parameters defining good practices. All these factors seem to make it difficult to obtain solid results about the effectiveness of the kind of school intervention. The recommendations made here for future investigations on this theme include conducting more studies with inferential power about well-structured programs, a greater care in the definition of investigation plans, and the consideration of the teacher as a figure capable of accumulating the function of mentor, contrary to what happens in programs developed in Anglo-Saxon countries.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de São Paulopor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/SFRH/SFRH/BD/60823/2009/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMentoria escolarpor
dc.subjectDesenvolvimento socioemocionalpor
dc.subjectDesenvolvimento instrumentalpor
dc.subjectEficáciapor
dc.titleA eficácia da mentoria escolar na promoção do desenvolvimento socioemocional e instrumental de jovenspor
dc.title.alternativeThe effectiveness of school mentoring in promoting the socioemotional and instrumental development of youngsterspor
dc.typearticle-
degois.publication.firstPage339por
degois.publication.lastPage354por
degois.publication.issue2por
degois.publication.titleEducação e Pesquisapor
dc.relation.publisherversionhttp://www.scielo.br/pdf/ep/v37n2/v37n2a09.pdfpor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.doi10.1590/S1517-97022011000200009por
dc.identifier.doi10.1590/S1517-97022011000200009-
degois.publication.volume37por
uc.controloAutoridadeSim-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypearticle-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.author.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.author.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.author.orcid0000-0002-7213-9146-
Appears in Collections:I&D CES - Artigos em Revistas Internacionais
Show simple item record

Page view(s) 5

1,488
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 50

395
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.