Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/35797
Title: Atitudes de pais de crianças com um desenvolvimento típico face à inclusão de crianças com necessidades educativas especiais (NEE) no ensino regular
Authors: Pinto, Flávia Raquel Nicola 
Orientador: Albuquerque, Maria Cristina Petrucci de Almeida
Keywords: Atitudes parentais; Necessidades Educativas Especiais; NEE; Otimismo; Traços de personalidade
Issue Date: 2016
Abstract: A presente investigação procurou analisar e descrever as atitudes de pais de crianças com um desenvolvimento típico face à inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) no ensino regular. Para isso, procedeu-se ao estudo da influência de variáveis como o tipo de perturbação (Incapacidade Auditiva, Síndrome de Down e Distúrbio Comportamental); tipo de descrição que é feita da criança com NEE (neutra ou positiva); o contacto prévio com a deficiência e a respetiva duração (regular ou esporádica); e, por fim, a relação entre as atitudes parentais com o otimismo e os traços de personalidade. Neste sentido, foi recolhida uma amostra de 147 sujeitos, pais e mães de crianças com um desenvolvimento típico que frequentam o 1º ciclo do Ensino Básico. Foram utilizados quatro instrumentos: um questionário sociodemográfico; o questionário Crianças com dificuldades na escola (Nota et al., 2014) que pretende avaliar as atitudes parentais face à inclusão escolar de crianças com NEE; a Escala Revista de Orientação na Vida (LOT-R - Scheier, Carver, & Bridges, 1994), que permite avaliar o otimismo disposicional; e o NEO-Five Factor Inventory (Costa & McCrae, 1989) que avalia cinco traços de personalidade. Os resultados da presente investigação revelaram que os pais de crianças com um desenvolvimento típico tendem a demonstrar atitudes positivas face à inclusão de crianças com NEE. Quanto ao efeito das variáveis em estudo, constatouse que o tipo de perturbação e a descrição que é feita das crianças com NEE têm influência nas atitudes parentais, sendo que estes demonstram atitudes mais positivas face a uma criança com Incapacidade Auditiva, seguida de uma criança com Síndrome de Down, e por fim, de uma criança com Distúrbio Comportamental. Demonstram igualmente atitudes mais positivas face a uma descrição positiva da criança, mas não se registaram diferenças estatisticamente significativas quanto ao contacto prévio com as NEE. Foi também encontrada uma associação positiva entre as atitudes parentais e o otimismo e alguns traços de personalidade.
This research aimed to analyse and describe the attitudes of parents of children with typical development towards the inclusion of children with Special Educational Needs (SEN) in regular education. For this, it proceeds to study the influence of variables such as the type of disturbance (Hearing disability, Down Syndrome and Behavioral Disorder); the kind of description that it is made of the child with SEN (neutral or positive); prior contact with disabilities and the respective duration (regular or sporadic); and, finally, the relationship of the parental attitudes with optimism and personality traits. A sample of 147 subjects was collected, fathers and mothers of children with typical development attending the primary school. Four instruments were used: a sociodemographic questionnaire; the questionnaire Children with difficulties at school (Nota et al., 2014), that evaluates parental attitudes towards inclusion of children with SEN; the scale Life Orientation Test – Revised (LOT-R - Scheier, Carver, & Bridges, 1994), which assess dispositional optimism; and the NEO-Five Factor Inventory (Costa & McCrae, 1989) which assess five personality traits. The results of this research revealed that parents of children with typical development tend to show positive attitudes towards inclusion of children with SEN. Regarding the effect of the variables under study, it was found that the type of disorder and the description that is made of children with SEN have influence on parental attitudes, and they demonstrate more positive attitudes towards a child with Hearing Disability, followed by a child with Down Syndrome, and finally, a child with Behavioral Disorders. Also demonstrate more positive attitudes towards a positive description of the child, but there were no significant differences in prior contact with SEN. It was also found a positive association between parental attitudes and optimism and some personality traits.
Description: Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/35797
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado

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