Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/35692
Title: | Ritual da Amazónia | Authors: | Santana, Ariadne Georgia Costa e Silva | Orientador: | Couceiro, Mauro Costa | Keywords: | Arquitetura; cenografia; método paramétrico; rituais; festa do açaí | Issue Date: | 10-Sep-2014 | Serial title, monograph or event: | Arquitectura Cenográfica e Efémera | Place of publication or event: | Coimbra | Abstract: | No atual estilo de vida que vivemos, onde a industrialização, o ritmo de trabalho
intenso e a velocidade dos acontecimentos, não favorecem as necessidades biológicas
que precisamos. Esse ritmo traz-nos consequências de desequilíbrio corporal,
sentimental e psicológico.
Qualquer ser humano precisa de momentos de ócio. Por isso, o não fazer nada de
forma criativa passou a ser objeto de estudo e trabalho para muitas áreas de atuação.
A produção de ideias, conteúdo, informações, ciência, arte e diversão, passaram a
determinar consideravelmente os modelos de consumo e tornaram-se grandes fatores de
influência na economia geral.
Através da fase expansiva tecnológica de alguns softwares e métodos de planejamento
de projetos na área da arquitetura e cenografia, o campo do ócio passou a inovar
nas estruturas arquitectónicas, usadas no setor do entretenimento. Tudo isso, por
consequência de estratégias de marketing para atrair as pessoas.
Diante disso, e, dos objetivos do projeto, a criação de algoritmos construtivos e
simulação de uma estrutura. Optamos pelo uso do método paramétrico para a
construção da arquitetura cenográfica, com o planejamento feito pelos programas
(Rhinoceros) e programação visual (Grasshopper). E, para dar fundamento as formas
modeladas em acordo com o tema Ritual da Amazônia, foi incluída uma temática
baseada num ritual realizado no Norte do Brasil conhecido como Festa do açaí.
A Festa do Açaí é um ritual que ocorre todos os anos no Norte do Brasil, na cidade
de Codajás no Amazonas. É um festival que desenvolve a temática da fruta Açaí e tem
um grande potencial cultural nessa região, e, atrai turistas de várias regiões brasileiras.
Porém, observando o cenário que a festa vem realizando, não tem identidade com o
tema da fruta.
Então, por meio de estudo dos conceitos de Peirce fundamentados na disciplina da
semiótica, chegamos a compreender o processo de comunicação dos signos e criação
de um símbolo, e, direcionamos a criação dos algoritmos para construir formas que
fazem alusão a palmeira do Açaí, e assim, propor uma identidade que sintetiza de
forma abstrata um interpretante representativo para o evento. In today’s lifestyle we live, where industrialization, the pace of intense work and the speed of events, do not favor the biological needs that need. This brings us pace consequences of body, sentimental and psychological imbalance. Any human being needs idle moments. Therefore, do nothing creatively became the object of study and work for many areas. The production of ideas, content, information, science, art and fun, now considerably determine consumption patterns and become major factors of influence on the overall economy. Through technological upswing of some software and methods of planning projects in the area of architecture and scenography, the field of leisure began to innovate in architectural structures, used in the entertainment industry. All this, therefore marketing strategies to attract people. Given this, and the project objectives, the creation of constructive algorithms and simulation of a structure. We chose to use the parametric method for the construction of scenographic architecture, with planning done by software (Rhinoceros) and visual programming (Grasshopper). And to give foundation forms modeled in accordance with the theme Ritual in Amazonia, one theme was based on a ritual performed in Northern Brazil known as Feast of açaí included. The Feast of the acai berry is a ritual that takes place every year in northern Brazil in the Amazon city of Codajás. It is a festival that develops the theme of Acai fruit and has a great cultural potential in this region, and attracts tourists from several regions. However, observing the scenario that the party has been doing, has no identity with the theme of fruit. Then, through a study of the concepts of Peirce founded the discipline of semiotics, we come to understand the process of communication of signs and creating a symbol, and we direct the creation of algorithms to build forms that allude to the acai palm tree, and therefore propose an identity that synthesizes an abstract way a representative for the event interpreter. |
Description: | Dissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/35692 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FCTUC Eng.Informática - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Ritual da amazonia.pdf | 26.41 MB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 50
459
checked on Apr 16, 2024
Download(s) 50
454
checked on Apr 16, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.