Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/35688
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dc.contributor.advisorMachado, Fernando Jorge Penousal Martins-
dc.contributor.authorBarbosa, Daniel Filipe André-
dc.date.accessioned2017-01-13T15:45:59Z-
dc.date.available2017-01-13T15:45:59Z-
dc.date.issued2014-09-10-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/35688-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Engenharia Informática apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbrapt
dc.description.abstractAtualmente a sociedade faz bastante uso de smartphones, tanto que estes parecem passar despercebidos à vista humana. Estes dispositivos permitem realizar e auxiliar inúmeras tarefas no quotidiano das pessoas. Dentro destas tarefas, existem algumas bastante comuns como tirar fotogra as/vídeos. Esta atividade de fazer vídeos vem ao encontro com o objectivo do projeto, uma vez que este tenta relacionar algumas temáticas como o ambient gaming, os dispositivos móveis, a realidade aumentada e a criatividade computacional. O objectivo principal deste projeto é a construção de uma aplicação para dispositivos móveis, que seja capaz de criar música através da detecção de formas geométricas elementares que estejam presentes num vídeo. Foi feito um estudo sobre dispositivos móveis e as suas características e também um estudo sobre realidade aumentada e as suas possibilidades, tendo-se veri cado que existe uma limitação por parte do hardware dos dispositivos móveis que não permite realizar o projeto com a qualidade necessária. Devido a esta limitação, foi necessário remover a componente de realidade aumentada e passar a ser feito pós-processamento dos vídeos. Em relação à geração de música foi feito um estudo que levou à opção de criar um sequenciador, com vários loops e efeitos. No nal, com o acesso às variáveis visuais e com a geração musical, foi possível criar composi ções vídeo-musicais. Também foi criado um servidor que suporta o jogo e todas as suas componentes: missões, badges, rankings e votações. Este jogo tem uma ligação direta com as composições, uma vez que estas são necessárias para que haja dinamismo. No nal do projeto foi também feita uma comparação com outras aplica ções semelhantes, e foram apontadas as diferenças e as inovações implementadas no projeto.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectAmbient Gamingpt
dc.subjectDispositivos Móveispt
dc.subjectCriatividade Computacionalpt
dc.titleMobile Ambient Gamingpt
dc.typemasterThesispt
degois.publication.locationCoimbrapt
degois.publication.titleMobile Ambient Gamingpor
dc.date.embargo2014-09-10*
dc.identifier.tid201538490pt
thesis.degree.grantor00500::Universidade de Coimbrapt
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Informática-
uc.degree.grantorUnit0501 - Faculdade de Ciências e Tecnologiapor
uc.rechabilitacaoestrangeiranopt
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCISUC - Centre for Informatics and Systems of the University of Coimbra-
crisitem.advisor.parentresearchunitFaculty of Sciences and Technology-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-6308-6484-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Informática - Teses de Mestrado
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