Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/35583
Title: Desenvolvimento de aplicações móveis para gestão de infantários
Authors: Jerónimo, Luís André Ferreira 
Orientador: Abreu, Pedro Manuel Henriques da Cunha
Keywords: Aplicações móveis; comunicação entre pais e educadores; dispositivos móveis; gestão de infantários; partilha de momentos
Issue Date: 13-Jul-2015
Serial title, monograph or event: Desenvolvimento de aplicações móveis para gestão de infantários
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O presente projeto é fruto de um estágio curricular entre o Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra e a Escadote, uma marca registada da Byline Solutions, que fornece soluções informáticas. O projeto constituiu a conceção e a implementação de soluções capazes de aumentar a produtividade e a comunicação entre os pais e educadores no ensino pré-escolar. Acompanhando, desta forma, a fase de modernização tecnológica vivenciada nas instituições públicas e privadas deste setor. Para tal, criou-se uma aplicação para pais e outra para educadores, tendo em conta as soluções existentes no mercado e as necessidades identificadas durante a recolha de informações num infantário, no concelho de Coimbra. As duas aplicações desenvolvidas permitem ao educador a distribuição das tarefas mais demoradas por alguns minutos durante o dia, de uma forma fácil e intuitiva. Para os pais é uma forma de visualizar os momentos importantes e as atividades realizadas pelos seus filhos durante o dia no infantário. A execução destas aplicações pressupôs a recolha de requisitos, a arquitetura, o desenvolvimento e os testes. Para a implementação destas foram utilizadas as tecnologias: Windows 8.1, Cordova, web API, SQL Server, entre outras. Após concluídas a aplicação para os educadores possui as funcionalidades: partilha de momentos, troca de mensagens, assiduidade e gestão da sala, informações sobre comportamento e necessidades materiais, avaliações. Já a aplicação para os pais detém como funcionalidades: visualização de momentos, informações sobre o comportamento, pedidos de material, gestão de mensagens e avisos.
The presented project is the result of an internship between the Computer Science Department at the University of Coimbra and Escadote, a registered trademark of Byline Solutions, which provides software solutions. The project consist on the design and implementation of solutions that increase productivity and communication between parents and educators in preschool education. Following this way, the technological modernization phase experienced in public and private institutions in this sector. Was then created an application for parents and one for teachers, taking into account existing solutions in the market and the requirements identified during the collection of information in a nursery in the municipality of Coimbra. The two applications developed allow the educator to parcel out of the most time-consuming tasks for a few minutes during the day in an easy and intuitive way. For parents is a way to visualize the important moments and activities for your children during the day in kindergarten. The implementation of these applications assumed the collection of requirements, architecture, development and testing. To implement these technologies were used: Windows 8.1, Cordova, web API, SQL Server, and others. Once completed the application for educators has the features: sharing moments, messaging, attendance and room management, information on behavior and material needs assessments. Since the application for parents holds as features: viewing time, information about the behavior, requests for material, message management and warnings.
Description: Dissertação de Mestrado em Engenharia Informática apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/35583
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Informática - Teses de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s)

258
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 50

677
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.