Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/35568
Title: O Design de Superfícies Complexas: Exploração de Padrões Tridimensionais
Authors: Utime, Julia Horiuchi 
Orientador: Couceiro, Mauro Costa
Keywords: Design de Superfície; Padrões; Textura; Modelação Paramétrica; Arte Computacional; Tridimensionalidade; Superfícies Complexas
Issue Date: 7-Sep-2015
Serial title, monograph or event: O Design de Superfícies Complexas: Exploração de Padrões Tridimensionais
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: As superfícies estão presentes em todos os objetos da vida cotidiana, seja de modo visual ou tátil é sempre a fronteira entre dois elementos, sejam materiais ou virtuais. O objeto de estudo desta dissertação tem como objetivo investigar e explorar os potenciais que o Design de Superfícies com apoio da arte computacional pode ser um meio de criação de novos artefatos. O Design de Superfícies como área de investigação e exploração criativa e funcional, em termos computacionais e tecnológicos, é uma área do conhecimento em acelerada expansão. Por meio do contexto histórico, artístico e técnico das superfícies procurase compreender o que já existe e expor novas alternativas no desenvolvimento, implementação e fabricação destes artefatos com formatação tridimensional. Seus aspectos formais e funcionais, bem como as referências artísticas são base para compreensão de métodos de desenvolvimento desta arte de projetar. De acordo com uma problemática, a partir da tecnologia computacional e da manipulação de geometrias modulares na criação de superfícies volumétricas, são evidenciadas as potencialidades da modelação paramétrica, em busca de novos caminhos para o Design de Superfícies. Desse modo que o conhecimento teórico e prático auxiliam nas experimentações práticas afim de compreender o objeto de estudo na totalidade artística, técnica e formal, resultando em explorações descritivas da construção de ferramentas de criação e manipulação de módulos e padrões tridimensionais.
The surfaces are present in all objects of everyday life, be it visual or tactile mode it's always the boundary between two elements, whether material or virtual. The study object of this thesis aims to investigate and explorate the potential that the Surface Design with computer art support can be a 'way of creating' of new artifacts. The Surface Design as an area of research, creative and functional exploration in computer and technology terms, is an area of knowledge booming. Through the historical, artistic and technical contexts, it's needed to understand what already exists and expose new alternatives in the development, implementation and manufacturing of these devices with three-dimensional format. Their formal and functional aspects, and artistic references are the basis for understanding the development of this project art methods. According to a problematic situation, through computer technology and manipulation of modular geometry to create volumetric surfaces, the potential of parametric modeling are highlighted in search of new ways for Surface Design. Thus the theoretical and practical knowledge help in practical trials in order to understand the object of study in all artistic, technical and formal areas, resulting in descriptive explorations of building tools for creating and manipulating modules and three-dimensional patterns.
Description: Dissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/35568
Rights: closedAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Informática - Teses de Mestrado

Show full item record

Page view(s) 50

325
checked on Sep 15, 2020

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.