Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/35544
Title: Criação da identidade gráfica para uma marca de mobiliário - Ligação emocional e física entre o digital e o analógico
Authors: Passos, Rita Raquel de Vasconcelos Pereira 
Orientador: Couceiro, Mauro Costa
Keywords: Identidade visual; logo; produto; customização; promoção/divulgação
Issue Date: 11-Sep-2014
Serial title, monograph or event: Futuras tradições no design sustentável - mobiliário de cortiça
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Se o sonho de qualquer designer gráfico fica cabalmente expresso por Sagmeister: “Eu já vi filmes que me comoveram, li livros que mudaram a minha maneira de ver as coisas e ouvi música que influenciou o meu humor. O nosso objetivo é alcançar o coração das pessoas com o design (Mastra, 2013), já Saint-Exupéry confidencia-nos eloquentemente que (...) “só se vê bem com o coração. O essencial é invísivel para os olhos (in Principezinho). Horizontes de contradição? Realidades inconciliáveis? Na presente dissertação gostaria de contribuir para clarificar a interligação dos conceitos enunciados. O que é belo, inteligente e sedutor para os olhos, desperta o que de melhor sente o coração e motiva-o para perpetuar os verdadeiros valores. Ousaria mesmo afirmar que o design gráfico de excelente qualidade enamora o olhar, conforta o coração e desafia cada um a dar o melhor de si na procura de uma real e partilhada qualidade de vida. Com este pano de fundo, esta dissertação pretende abordar e explorar uma das vertentes do design gráfico: as identidades. Numa primeira instância, é realizado um estudo detalhado acerca das marcas com o objetivo de melhor entender a razão da sua existência. Seguidamente, torna-se crucial entender a sua função e os requisitos necessários para a construção da identidade gráfica de um produto. No caso concreto, um produto por mim desenvolvido de raíz, concebido em cortiça, adaptável ao gosto e à necessidade de cada cliente. Assumindo que tudo o que nos rodeia é objecto e sujeito de comunicação, o indivíduo abandona a passividade de mero espetador e passa a ser intérprete e ator das suas concepções visuais, podendo optar pela solução com que mais se identifica. Em suma, esta tese pretende criar não só a identidade gráfica para um produto específico de um material natural que pode ser customizado, como todos os suportes para a sua divulgação e promoção no mercado.
If every graphic designer’s dream is fully expressed by Sagmeister: “I’ve seen movies that moved me, I ‘ve read books that changed the way I see things and I’ve listen to music that influenced my mood. Our goal is to reach people’s hearts with the design “(Mastra, 2013), Saint-Exupéry says eloquently that (...) we only see well with the heart. What is essential is invisible to the eyes “ (in Little Prince). Horizons of contradiction? Irreconcilable realities? In this dissertation I would like to help to clarify the interconnection of concepts statements. What is beautiful, intelligent and alluring to the eyes, awakes the best of what the heart feels and motivates him to perpetuate the true values. So, all excellent quality graphic design falls in love with the look, comforts the heart and challenges each one to give his best in finding a real and shared quality of life. With this background, this thesis aims to address and explore one aspect of graphic design: the identities. In the first instance, a detailed study is carried out about the brands in order to better understand the reason for its existence. Then, it becomes crucial to understand its function and the requirements for the construction of the graphic identity of a product. In this case, a product developed from scratch by me, designed cork, adaptable to the tastes and the needs of each customer. Assuming that everything around us is object and subject of communication, the individual leaves the passivity of mere spectator and becomes a performer and actor of his visual concepts in either its solution with which him most identify. In short, this thesis aims to create not only the graphic identity for a specific product from a natural material that can be customized, as all media to publicize and market promotion.
Description: Dissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/35544
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Informática - Teses de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s)

295
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 20

2,316
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.