Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/355
Title: A formação inicial de professores de educação física : estudo comparativo da estrutura e desenho curricular : Portugal-Espanha (1993-1998)
Authors: Maia, Fernando António de Jesus 
Orientador: Ferreira, António Gomes
Gómez, José António Caride
Keywords: Ciências do desporto; Formação de professores; Professores de educação física
Issue Date: 2-Dec-2005
Abstract: O estudo apresentado pretende identificar o percurso sócio-histórico da evolução da Educação Física ao longo dos tempos; descrever e interpretar através da análise histórico-social os contextos em que se realizou a formação dos professores de Educação Física em Portugal e em Espanha e analisar e comparar, nos âmbitos definidos, a estrutura e os desenhos curriculares das instituições em que se fazia a formação universitária da área da Educação Física e Desportos, nos dois Países Ibéricos no período compreendido entre 1993-1998. O trabalho está organizado em duas partes, cada uma delas composto por três capítulos. Na Primeira Parte, sob o título Enquadramento histórico-social da formação de professores de Educação Física em Portugal e em Espanha fazemos uma abordagem da evolução das práticas físicas nos dois espaços ibéricos, desde a Idade Média até à sua concepção como matéria de educação e sua introdução nos curricula escolares. Na Segunda Parte, o estudo incide sobe A formação superior universitária de professores de Educação Física – Instituições e Planos de Estudos. Nela, procedemos à apresentação, análise e comparação das diferentes instituições formadoras de professores e profissionais de Educação Física em Portugal e em Espanha.
Description: Tese de doutoramento em Ciências do Desporto e Educação Física (Ciências da Educação Física) apresentada à Fac. de Ciências do Desporto e Educação Física de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/355
Rights: closedAccess
Appears in Collections:FCDEF - Teses de Doutoramento

Show full item record

Page view(s)

269
checked on Apr 24, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.