Title: A formação inicial de professores de educação física : estudo comparativo da estrutura e desenho curricular : Portugal-Espanha (1993-1998)
Authors: Maia, Fernando António de Jesus 
Keywords: Ciências do desporto;Formação de professores;Professores de educação física
Issue Date: 2-Dec-2005
Abstract: O estudo apresentado pretende identificar o percurso sócio-histórico da evolução da Educação Física ao longo dos tempos; descrever e interpretar através da análise histórico-social os contextos em que se realizou a formação dos professores de Educação Física em Portugal e em Espanha e analisar e comparar, nos âmbitos definidos, a estrutura e os desenhos curriculares das instituições em que se fazia a formação universitária da área da Educação Física e Desportos, nos dois Países Ibéricos no período compreendido entre 1993-1998. O trabalho está organizado em duas partes, cada uma delas composto por três capítulos. Na Primeira Parte, sob o título Enquadramento histórico-social da formação de professores de Educação Física em Portugal e em Espanha fazemos uma abordagem da evolução das práticas físicas nos dois espaços ibéricos, desde a Idade Média até à sua concepção como matéria de educação e sua introdução nos curricula escolares. Na Segunda Parte, o estudo incide sobe A formação superior universitária de professores de Educação Física – Instituições e Planos de Estudos. Nela, procedemos à apresentação, análise e comparação das diferentes instituições formadoras de professores e profissionais de Educação Física em Portugal e em Espanha.
Description: Tese de doutoramento em Ciências do Desporto e Educação Física (Ciências da Educação Física) apresentada à Fac. de Ciências do Desporto e Educação Física de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/355
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FCDEF - Teses de Doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ficheiro_temporario.pdf8.8 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.