Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/35418
Title: Compaixão e coping com a vergonha em adolescentes com problemas de comportamento
Authors: Brites, Adriana Oliveira 
Orientador: Rijo, Daniel Maria Bugalho
Vagos, Paula Emanuel
Keywords: Compaixão; Vergonha; Coping com a vergonha; Problemas do comportamento; Adolescentes
Issue Date: 2016
Serial title, monograph or event: Compaixão e coping com a vergonha em adolescentes com problemas de comportamento
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O presente estudo tem como objetivo perceber quais as variáveis da compaixão que explicam a adoção de determinado estilo de coping com a vergonha. A literatura sugere que os baixos níveis de compaixão estão associados a quadros psicopatológicos, e que a vergonha está presente na maioria desses quadros. Estas duas variáveis estão amplamente estudadas, conhecendo-se a relação entre elas: baixos níveis de compaixão, elevados níveis de vergonha. No entanto, não se conhece a influência da compaixão na forma como lidamos com vergonha. O estudo contou com uma amostra de 99 adolescentes com problemas de comportamento em contexto escolar e institucional. Utilizou-se a Entrevista Neuropsiquiátrica (Mini-Kid) para efeitos de diagnóstico, e os instrumentos de medida utilizados foram a Escala da Auto Compaixão (SCSA), Escala da Compaixão (CS-A), a Escala dos Medos da Compaixão (FCSA) e a Escala de Coping com a Vergonha (CoSS-A), forma de recolher autorelato sobre as variáveis em estudo. O modelo testado indica que os estilos desadaptativos de coping com a vergonha são explicados por variáveis relacionadas com o fator negativo da Auto Compaixão, ou seja, o autocriticismo. O Ataque ao Outro é explicado ainda pela variável Medo da compaixão Pelos Outros. A resposta adaptativa é exclusivamente explicada pela bondade, dimensão da Compaixão pelo Outro. O conhecimento das variáveis que determinam a adoção de um estilo de coping específico com a vergonha poderá auxiliar na construção de intervenções psicoterapêuticas em adolescentes com problemas do comportamento. Nomeadamente, os dados deste trabalhem permitem sugerir o uso da Terapia Focada na Compaixão, que permitirá trabalhar os processos centrais nestes indivíduos, representando uma alternativa detalhada às intervenções já existentes.
The present study aimed to understand which compassions variables explain the adoption of certain coping style with shame. Recent research suggested that the presence of lower levels of compassion are associated with several psychopathological conditions, and that shame is present in most of these conditions. These two variables are widely studied and it is known the relationship between them: lower levels of compassion, higher levels of shame. However, it is not clear how compassion influences the way we deal with an evocative experience of shame. The study included a sample of 99 adolescents with behaviour problems recruited in school and institutional context. We used the Neuropsychiatric Interview (Mini-Kid) to provide a diagnostic, and applied some measures instruments, such as, the Scale of Self Compassion (SCS-A), Compassion Scale (CS-A), the scale of Compassion Medes (FCS-A) and Coping with Shame Scale (CoSS-A) to collect selfreported about variables in this study. The tested model indicate that maladaptive coping styles with shame are explained by variables related to the negative factor of Self Compassion, that is, self-criticism. Results also demonstrated that the attack others is explained by the variable of fear of compassion for others. On the other hand, the adaptive response is exclusively explained by the kindness, which constitute a compassion dimension of the other. These results seem to offer important insights for research and clinical work. The knowledge of the variables that determine the adoption of a specific coping style with shame helps build psychotherapeutic interventions in adolescents with behavior problems. Also, the data from this study allow us to suggest the use of Compassion Focused Therapy that assist in the detailed planning of interventions, allowing the non-exhaustion of alternatives and strategies detailed in this specific population.
Description: Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica (Intervenções Cognitivo Comportamentais nas Perturbações Psicólogicas da Saúde), apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/35418
Rights: openAccess
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