Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/33424
Title: Património, turismo e emoção
Authors: Fortuna, Carlos 
Keywords: Lugares; Memórias; Objetos; Património; Práticas socioculturais; Turismo – aspetos psicoemocionais
Issue Date: 2012
Publisher: Centro de Estudos Sociais
Serial title, monograph or event: Revista Crítica de Ciências Sociais
Volume: 97
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Depois de discutir a relação entre património e tradição, este texto trata da complexidade da atribuição de significado ao património, aos objetos, lugares ou práticas socioculturais. O turismo surge como um poderoso meio da valorização emocional do significado patrimonial desses objetos, lugares e práticas sociais. A atual busca de experiências emocionais continua a tomar lugar central no desenvolvimento do turismo de memória, mas também no turismo negro e no da realidade. Os diferentes modos da sua perceção são vistos como modalidades de disputa social de sentidos, incluindo as narrativas pós‑coloniais do turismo. Nestes dias de valorização da experiência psicoemocional dos turistas, admite‑se que a oferta turística de forte sentido emocional possa aumentar acentuadamente em todo o mundo.
After discussing the relationship between heritage and tradition, this text deals with the complex process of assigning meaning to heritage, to objects, places and sociocultural practices. Tourism is seen as a powerful means of enhancing the emotional significance of such objects, places and practices. The current pursuit of emotional experience leads to an intense exploration of memory tourism, as well as dark and reality tourism. The different modes through which these experiences are perceived signal a social dispute over meanings, including postcolonial tourist narratives. Today’s valorization of psycho‑emotional tourist experiences suggests the possibility of a worldwide increase in tourist supply of a strong emotional kind.
Après s’être penché sur la relation entre le patrimoine et la tradition, ce texte aborde la complexité de l’attribution de signification au patrimoine, aux objets, aux lieux ou aux pratiques socioculturelles. Le tourisme apparaît comme un puissant moyen au service de la valorisation émotionnelle de la signification patrimoniale de ces objets, lieux et pratiques sociales. L’actuelle recherche d’expériences émotionnelles continue à occuper une place prépondérante dans le développement du tourisme de mémoire, mais aussi dans le tourisme noir et le tourisme‑réalité. Les diverses approches qui en sont faites sont perçues comme des modalités de dispute sociale de sens, englobant les narratives postcoloniales du tourisme. En ces temps de valorisation de l’expérience psycho‑émotionnelle des touristes, il est loisible de penser que l’on puisse assister de par le monde à une forte augmentation de l’offre touristique au caractère émotionnel.
URI: http://hdl.handle.net/10316/33424
ISSN: 0254-1106
2182-7435
DOI: 10.4000/rccs.4898
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CES - Artigos em Revistas Nacionais

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