Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/33421
Title: Ensinar... o reflexo da aprendizagem, uma translação para o futuro!
Authors: Silveira, Eliana Fátima Nóbrega da 
Orientador: Silva, Jaime Maria Monteiro de Carvalho e
Keywords: Mestrado; Estágio; Ensino; Direção de Turma; Aulas; Master’s Degree; Internship; Education; Class Direction; Classes
Issue Date: 19-Sep-2014
Abstract: O presente relatório descreve, de uma forma sucinta, o trabalho realizado ao longo do ano letivo 2013/2014 na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, em Coimbra, no âmbito da disciplina Estágio e Relatório no segundo ano do Mestrado em Ensino da Matemática no 3º ciclo do Ensino Básico e no Secundário. Este documento encontra-se estruturado em capítulos, onde serão descritos o trabalho da autora deste relatório dentro da componente letiva (conceção, planificação e lecionação das aulas supervisionadas; aulas de apoio individualizadas; participação no processo de avaliação e trabalho de Direção de Turma) e uma descrição das atividades promovidas pelo grupo disciplinar de Matemática e pela Escola. A componente letiva decorreu na disciplina de Matemática no 5º ano do Ensino Básico e na disciplina de Matemática A no 11.º ano do Secundário. O núcleo de Estágio foi constituído pelo professor Orientador Cooperante, Dr. José Carlos Balsa, e pelas alunas estagiárias, Eliana Silveira e Verónica Silva, sob a orientação científica do Doutor Jaime Carvalho Silva. No final será realizada uma reflexão sobre o estágio, numa perspetiva de formação profissional e pessoal.
This report describes, in a succinct manner, the work made over the school year of 2013/2014 at the Elementary and High School of Quinta das Flores, in Coimbra, in the context of the subject Internship and Report of the 2nd year of the Master’s Degree in Mathematics Teaching of the 3rd Cycle of Elementary and High School. This document is structured in chapters, where the work of the author of this report will be described in the context of the lecture component (conception, planning, and lecturing of the supervised classes; individual support classes, participation on the evaluation process and work on the Class Direction) and a description of the activities promoted by the Mathematics disciplinary group and by the School. The lecture component occurred on the subject of Mathematics in the 5th Year of Elementary School and in the subject of Mathematics A in the 11th year of High School. The Internship Nucleus was composed by Co-operative Advisor teacher, Dr. José Carlos Balsa, and by the Intern Students, Eliana Silveira and Verónica Silva, under scientific guidance of Dr. Jaime Carvalho Silva. In the end, a reflection over the internship will be made, on a perspective of personal and professional formation.
Description: Relatório de estágio do Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário, apresentado ao Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: http://hdl.handle.net/10316/33421
Rights: closedAccess
Appears in Collections:FCTUC Matemática - Teses de Mestrado

Show full item record

Page view(s)

118
checked on Sep 24, 2020

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.