Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/33378
Title: Formação sobre parentalidade nos cuidados de saúde primários: levantamento de necessidades e avaliação do impacto nas redes (in)formal dos profissionais
Authors: Sousa, Daniela Sofia Neves de 
Orientador: Santos, Maria João Rama Seabra
Keywords: Cuidados de Saúde Primários; Parentalidade positiva; Estratégias empiricamente validadas; Idade pré-escolar; Saúde mental; Disseminação
Issue Date: 2016
Serial title, monograph or event: Formação sobre parentalidade nos cuidados de saúde primários: levantamento de necessidades e avaliação do impacto nas redes (in)formal dos profissionais
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Enquadramento: Os Cuidados de Saúde Primários (CSP) são um meio propício à prevenção, identificação e intervenção precoces de problemas psicossociais, os quais apresentam uma crescente prevalência no período pré-escolar. Porém, os profissionais dos CSP sentem desconforto e preocupação quanto aos seus conhecimentos e capacidades, que consideram limitados para diagnosticar e gerir os cuidados de saúde mental em crianças e jovens. Objetivos: Pretende-se avaliar as necessidades de formação percecionadas pelos profissionais dos CSP e perceber de que forma uma ação de formação sobre estratégias empiricamente validadas (EEV) de parentalidade positiva, poderá ter impacto no aconselhamento fornecido no contexto em que trabalham e na relação com a rede informal (e.g., família, vizinhança e amigos). Método: Participaram no estudo 152 profissionais (maioritariamente enfermeiros e médicos) de 11 unidades de saúde do Distrito de Coimbra que frequentaram uma formação de 9 horas sobre estratégias de parentalidade positiva. No sentido de avaliar o aconselhamento de EEV e necessidades de formação recorreu-se a três Inventários de Autorreflexão (em três momentos distintos), sendo também usada uma Ficha de Avaliação da Satisfação com a formação. Resultados: Constatou-se uma elevada adesão e satisfação com a formação, em particular com um dos métodos utilizados (i.e., “participação em discussões de grupo”). Ao nível do aconselhamento, verificou-se que os profissionais já antes da formação utilizavam as EEV com uma elevada frequência, tendo-se observado, decorridos três meses da formação, um aumento do aconselhamento de EEV associadas à definição de regras e ordens eficazes (efeito de magnitude moderada); e à atenção positiva, elogio e ao uso de disciplina não punitiva (efeitos de pequena magnitude). Constatou-se, ainda, que os profissionais aconselhavam mais as estratégias que visam diminuir o comportamento negativo das crianças e consideravam necessitar de mais formação relativamente a estas. Pelo contrário, com a sua rede informal reportaram utilizar e/ou divulgar mais as estratégias para promover o comportamento positivo, tendo-se verificado que esta disseminação apresentava uma relação de baixa magnitude com a satisfação na “participação em discussões de grupo” na formação. Discussão e conclusões: Os resultados são discutidos à luz da literatura disponível na área. Este estudo contribui para sinalizar a disponibilidade dos profissionais dos CSP portugueses para integrar os princípios da parentalidade positiva, conferindo-lhes uma maior capacidade preventiva e interventiva através do aconselhamento de EEV e oferecendo à população em geral um acesso efetivo a cuidados de saúde mental.
Framework: The primary health care units are a proper context to early prevention, identification and intervention in psychosocial problems, which have an increasing prevalence during the preschool period. However, the primary care professionals feel discomfort and have concerns about their skills, that they find limited to diagnose and manage the mental health care of young children. Objectives: To evaluate the perceived training needs of professionals and understand how a training focused on empirically validated strategies of positive parenting has impact on counselling given in the context of their work and on the relationships with their informal network (e.g., family, neighbourhood, and friends). Methods: Participants were 152 professionals (mainly nurses and physicians) of 11 primary health care units in the region of Coimbra who attended a 9 hours training on strategies of positive parenting. In order to assess the way professionals use empirically validated strategies in counselling families and their perception of training needs, three questionnaires were employed (in three distinct moments), and another questionnaire was used to evaluate the satisfaction with the training. Results: High attendance and satisfaction levels with the training were found, particularly with one of the methods (i.e., “participation in group discussions”). Results showed that professionals already frequently advised empirically validated strategies to families prior to the training, but three months later an increase was observed concerning strategies associated with rules and commands (moderate effect size), positive attention, praise and nonviolent discipline methods (small effect sizes). Moreover, professionals advised more strategies aimed to decrease child negative behaviour, and they also reported more training needs concerning these strategies. In contrast, with their informal network they reported to use and/or disclose more strategies for promoting the child positive behaviour. It was observed that this dissemination in the informal network had a small effect size relationship with the rated satisfaction with “participation in group discussion” during the training. Discussion and conclusions: The results are discussed based on the available literature in this area. This study underlines the availability of primary health care Portuguese professionals to integrate positive parenting principles that will strengthen their skills to prevent and intervene by counselling empirically validated strategies to parents, thus giving the general population an effective access to mental health care.
Description: Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Psicoterapia Sistémica e Familiar) apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/33378
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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