Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/33337
Title: Conceções de cidadania na idade dos cabelos grisalhos: envelhecimento ativo e participação social das pessoas idosas
Authors: Santos, Jeanette dos 
Orientador: Vieira, Cristina Maria Coimbra
Keywords: Idosos; Envelhecimento Ativo; Participação Social; Universidade Sénior
Issue Date: 2016
Serial title, monograph or event: Conceções de cidadania na idade dos cabelos grisalhos: envelhecimento ativo e participação social das pessoas idosas
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O envelhecimento da população representa um dos principais desafios demográficos e sociais da sociedade portuguesa. Com o progressivo aumento da população idosa, surge um novo paradigma denominado de envelhecimento ativo que foi estabelecido pela Organização Mundial de Saúde em 2002. Este paradigma pretende promover a qualidade de vida e a saúde dos mais velhos, com vista à manutenção da autonomia física e psicológica. Pretende também integrar os idosos na sociedade, assumindo uma cidadania plena. O conceito de “ativo” deste novo paradigma chama-nos à atenção para a participação dos indivíduos nas várias esferas da vida social, cultural, económica, civil e espiritual, não se cingindo apenas à capacidade de estar fisicamente ativo. De forma a potenciar a participação social das pessoas idosas, a educação surge como um excelente meio e as Universidades Séniores oferecem formação nesse sentido. Assim, o presente estudo pretende compreender se existe alguma relação entre as atividades sociais em que pessoas inscritas em universidades séniores costumam participar e as suas opiniões sobre valores associados à cidadania. Esta investigação é de natureza quantitativa e recolheu uma amostra de 65 séniores, em situação profissional ativa e inativa, que frequentam a Universidade Sénior. O instrumento utilizado foi um questionário que procura conhecer os motivos que levam as pessoas a frequentar a Universidade Sénior, as atividades sociais em que costumam participar e vários itens ligados ao exercício da cidadania, tendo sido esta adaptada a partir da escala de cidadania do Projeto Paladin. Os resultados deste estudo indicam-nos que independente dos motivos que levam os séniores a frequentar as Universidades Séniores e as atividades sociais em que costumam a participar, não há grandes diferenças em relação às suas opiniões sobre os vários valores associados ao exercício da cidadania, em função das variáveis sociodemográficas consideradas, como o sexo, a idade e o nível de escolaridade. As razões que levam as pessoas idosas a frequentar Universidades Séniores prendem-se sobretudo com o aprender coisas novas, aprofundar conhecimentos e conhecer e conviver com pessoas da mesma idade.
Population aging is a major demographic and social challenge of Portuguese society. With the progressive increase of the proportion of the elderly population, a new paradigm called active aging was set by Word Health Organization in 2002. This paradigm aims to promote the quality of life and health of older people, in order to maintain their physical and psychological autonomy and it also promotes the integration of the elderly in society, helping them to exercise their full citizenship. The concept of "active" in this new paradigm called our attention to the participation of individuals in the various spheres of social, cultural, economic, civic and spiritual life, not only highlighting their the ability to be physically active. In order to enhance the social participation of older people, education and training emerge as excellent ways and the universities for senior people offer many possibilities for them. The aim of the present study is to understand if there is any relationship between social activities that people enrolled in such kind of universities usually do and their views on values associated with citizenship. This is a quantitative research and it involved a sample of 65 seniors most of them already retired, attending universities for seniors. The instrument used was a questionnaire that seeks to understand the reasons that lead people to attend such kind of institutions, the social activities that usually are done by them in dailyseseni routines, and asked them to express their agreement with various items related to the exercise of citizenship. This last set of items was adapted from citizenship scale of the the Paladin Project. The results of this study show us that regardless of the motives that take seniors to attend this universities and regardless of the types of social activities that they are used to do, there are no major differences regarding their opinions on the various values associated with the exercise of citizenship, when sociodemographic variables are considered, such as sex, age and level of education. The reasons older people express to attend universities for seniors are related mainly with learning new things, deepening previous knowledge and having the opportunity to meet and socialize with peers.
Description: Dissertação de mestrado em Educação e Formação de Adultos e Intervenção Comunitária
URI: https://hdl.handle.net/10316/33337
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação - Jeanette dos Santos - 2016.pdf1.83 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

718
checked on Apr 10, 2024

Download(s) 20

1,936
checked on Apr 10, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.