Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/33268
Title: A empatia e a capacitação do consulente em medicina geral e familiar
Authors: Correia, Ana Luisa Figueira de Sousa 
Orientador: Santiago, Luiz
Rosendo, Inês
Keywords: Empatia; Capacitação; Relação Médico-Doente; Medicina Geral e Familiar
Issue Date: Oct-2015
Abstract: Introdução: A empatia médica tem sido considerada um dos pilares da relação médico-doente. Há cada vez mais evidência que a empatia tem um papel importante na prática médica: tem impacto positivo na vida dos doentes e em particular, no seu estado de saúde. A capacitação significa o ganho que o doente adquire pela consulta, para compreensão e gestão da sua doença. Tendo em conta a escassez de investigação sobre estes temas em Portugal, faz sentido estudar a relação entre a empatia e a capacitação, já que esta última, quando existe, está diretamente relacionada com melhores resultados clínicos. Objetivos: Medir a empatia médica com o JSPPPE e a capacitação dos consulentes pela consulta com o ICC/PEI e verificar se uma maior empatia corresponde a uma maior capacitação. Material e Métodos: Realizou-se um estudo observacional e multicêntrico, em que se aplicou o questionário com os dois instrumentos (JSPPPE e ICC/PEI) a 187 consulentes das USF Topázio, Celas e São Julião e CS do Caniço. Obtivemos também a idade, género, toma diária de medicação, grau de formação e atividade profissional dos consulentes. Posteriormente, verificámos se havia correlação entre os dois instrumentos. Resultados: A amostra inquirida é na sua maioria composta por mulheres, entre os 35-65 anos, que tomam medicação diariamente, têm formação académica baixa e não estão ativas profissionalmente. Em relação ao JSPPPE, a resposta mais dada a cada afirmação foi a máxima (7) e a média das respostas foi 6.2(±0,98). As afirmações com melhores pontuações foram “Capaz de compreender as coisas na minha perspetiva” e “É um médico que me compreende”. No PEI/ICC, as opções predominantemente escolhida foram as respostas intermédias “Melhor/Mais” e as menos escolhidas foram “Muito Melhor/Muito Mais”. A correlação entre os dois instrumentos, apesar de significativa (p=0.008), foi fraca e negativa (-0.194). Discussão e Conclusão: Neste estudo realizou-se a medição da empatia e da capacitação pela consulta em consulentes de diferentes unidades de saúde. Apesar de se ter verificado uma correlação linear negativa entre estes dois conceitos, conseguimos perceber que os maiores valores de capacitação não foram encontrados com baixos níveis de empatia. O grupo de consulentes que percecionou mais empatia foi o grupo que se sentiu mais capacitado e o grupo que percecionou menos empatia, foi o menos capacitado. Salienta-se a importância da empatia como aptidão essencial para qualquer médico, de maneira a reforçar a relação-médico doente e obter melhores resultados clínicos. Mais estudos devem ser realizados com este tema, com amostras mais abrangentes e noutras áreas de Portugal. Background: Medical empathy has been considered as one of the cornerstones of the doctor-patient relationship. There is increasing evidence that empathy plays an important role in medical practice: it has a positive impact on the patients’ life, and particularly, on their health status. Taking into consideration the lack of investigation about this subject in Portugal, it makes sense to study the relationship/link between empathy and enablement, since this last one, when present, is directly related to better outcomes. Objectives: To measure medical empathy with JSPPPE and enablement with ICC/PEI, and to verify if more empathy corresponds to more enablement. Materials and Methods: We conducted an observational study using a questionnaire with both instruments (JSPPPE and ICC/PEI) to 187 individuals/consultants in USF Topázio, Celas and São Julião, and CS Caniço. We also asked about the consultant’s age, genre, daily medication intake, their academic degree and professional activity. Subsequently, we performed a correlation between these two instruments. Results: The sample is composed mostly by women, aged 35-65 years, who take daily medication, have low academic degree and are not professionally active. Concerning the JSPPPE, the most frequent answer was the maximum possible (7) and the average of the answers was 6.2(±0,98). The statements with better scores were “Capable of understanding things in my perspective” and “It’s a doctor that understands me”. In the PEI/ICC, the predominantly chosen options were “Better/More” and the least chosen ones were “Much better/Much more”. The correlation between the two instruments, although significant (p=0.008), was weak and negative (-0.194). Discussion and Conclusion: The present study allowed the measurement of empathy and enablement. Although we have not verified a positive linear correlation between these two concepts, we managed to understand that the highest enablement scores weren’t found with low empathy levels. The group of patients that perceived more empathy was the group that felt more enabled and the group that perceived less empathy was the group that was less enabled. It has to be pointed out the importance of empathy as a necessary competence to any doctor, so as to reinforce doctor-patient relationship and to obtain better outcomes. There should be more studies in this subject with larger samples and also in other areas of Portugal.
Description: Trabalho de revisão do 6º ano médico com vista á atribuição do grau de mestre (área científica de medicina geral e familiar) no âmbito do ciclo de estudos de Mestrado Integrado em Medicina
URI: https://hdl.handle.net/10316/33268
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FMUC Medicina - Teses de Mestrado

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