Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/33226
Title: Participação das mulheres em funções de alta direção e desempenho empresarial : um exercício à escala europeia
Authors: Serra, Pedro Miguel de Almeida Ribeiro Vaz 
Orientador: Ferreira, Virgínia
Keywords: Igualdade de género; Altos cargos empresariais; Igualdade de oportunidades no trabalho
Issue Date: 26-Sep-2016
Publisher: FEUC
Serial title, monograph or event: Participação das mulheres em funções de alta direção e desempenho empresarial : um exercício à escala europeia
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Na atualidade, em contexto europeu e no meio empresarial, a participação das mulheres em funções de alta direção representa uma questão civilizacional, decorrente da legítima igualdade de oportunidades e da saudável ambição de realização, pessoal e profissional. Com este enquadramento, traçámos um percurso sobre a igualdade de género e os órgãos de decisão, relacionando-os com o desempenho empresarial e o impacto da legislação específica para a sua promoção, articulando a produção científica sobre os temas com a demonstração empírica destas realidades, a partir dos dados de 150 empresas, de 15 países e em 10 setores de atividade. Os dados revelaram a inexistência de correlação positiva e significativa entre a participação de mulheres nos órgãos de decisão e a obtenção de resultados, tendo sido evidenciado, também, que a legislação específica não representa, por si só, um fator incontornável para uma maior expressão do sexo sub-representado. Foi possível, também, abordar os efeitos da globalização, da aculturação de práticas e dos fluxos de transmissão entre empresas e setores, como partes importantes de um todo que acelera, ou retrai, as sociedades portadoras de futuro.
Description: Dissertação de mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo, apresentada à Faculdade de Economia e à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Virgínia Ferreira.
URI: https://hdl.handle.net/10316/33226
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.