Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/33054
Title: A influência da alavancagem na rendibilidade das PMEs : o caso da indústria têxtil
Authors: Fonseca, Rafael Furtado Elvas da 
Orientador: Gama, Paulo
Keywords: Estruturas de custos operacionais; Alavanca operacional; Rendibilidade; Terceirização; Pequenas e médias empresas; Indústria têxtil
Issue Date: 28-Sep-2016
Publisher: FEUC
Serial title, monograph or event: A influência da alavancagem na rendibilidade das PMEs : o caso da indústria têxtil
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O segmento de pequenas e médias empresas em Portugal é o mais representativo em termos de geração de emprego e produção, sendo este um dos principais locomotores da economia do país. Este segmento carece de estudos empíricos e necessita de especial atenção, uma vez que os empresários muitas vezes não têm acesso aos mesmos recursos que grandes empresas possuem, a nível financeiro, de informação e em alguns casos de mão de obra especializada. Tendo em consideração este contexto, o objetivo deste estudo é analisar de que maneira a escolha da estrutura de custos de uma empresa pode influenciar sua rendibilidade. Por um lado, a literatura defende que a utilização de uma estrutura de custos operacionais mais rígida, onde há mais gastos fixos, o investimento exigido é maior e o risco mais elevado, pode proporcionar ao empresário maiores retornos. Em gestão de empresas, este conceito é chamado de alavancagem, sendo que para o nível operacional, dizemos alavancagem operacional, e para a dimensão da estrutura de capitais, o termo correto é alavancagem financeira. Porém uma movimentação contrária pode ser observada em empresas de um segmento específico, a indústria têxtil. Neste, a tendência da terceirização é cada vez maior, ou seja, reduzir os gastos fixos e minimizar o risco, tornando as empresas deste segmento muito mais flexíveis a nível operacional. A literatura que apoia a terceirização e este setor afirmam que é possível obter maiores vantagens competitivas através de uma operação mais flexível. Esta tendência no setor têxtil, é capaz de fornecer informações suficientes para que uma análise seja feita, onde podemos avaliar o impacto das estruturas de custo, medidas através de indicadores de alavancagem, na rendibilidade económica e financeira das empresas e, finalmente responder se é vantajoso operar de forma rígida ou flexível. Foram investigados os resultados financeiros de 2.327 pequenas e médias empresas do segmento têxtil, no ano de 2015 em Portugal e, através de uma análise econométrica, envolvendo regressões, foram obtidos resultados que confirmam que a utilização de gastos fixos, ou seja, a utilização da alavanca operacional, proporciona melhor performance financeira para as empresas deste segmento.
Description: Dissertação de mestrado em Contabilidade e Finanças, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Paulo Miguel Marques Gama Gonçalves.
URI: https://hdl.handle.net/10316/33054
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
DM Rafael Fonseca.pdf3.2 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

569
checked on Mar 26, 2024

Download(s) 10

1,937
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.