Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/33017
Title: A perceção do consumidor face à responsabilidade social corporativa na indústria da banca
Authors: Duarte, José Miguel Lemos 
Orientador: Coelho, Arnaldo Fernandes de Matos
Keywords: Responsabilidade social; Banca; Relação; Consumidor; Perceção
Issue Date: 29-Sep-2016
Publisher: FEUC
Serial title, monograph or event: A perceção do consumidor face à responsabilidade social corporativa na indústria da banca
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Num contexto de crise económica, após a recessão das principais economias ocidentais em 2008, importa avaliar como instituições de Banca são vistas pelos seus clientes, contudo a mensuração da perceção destes clientes é complexa e sujeita a análise de várias variáveis, pluridimensionais, que são determinantes na relação comercial de ambos. Hoje em dia torna-se imperativo às empresas e corporações estabelecer laços de longo prazo com os seus stakeholders, a partilha de valores comuns é da maior importância. A Responsabilidade Social Corporativa tem sido motivo de inúmeros debates: até que ponto é que uma empresa consegue avaliar, ou ser avaliada pelo seu impacto tanto das suas politicas, na vida social, assuntos ambientais e no consumo de recursos? O comportamento das corporações deixa de estar apenas centrada no lucro, como única variável que define o seu sucesso e estabilidade a longo prazo, procurando-se assim o paradigma comportamental para alcançar os melhores resultados. Os consumidores e investidores hoje em dia estão interessados em estabelecer relações comerciais que tenham em conta a responsabilidade social da empresa e na altura de tomar decisões, variáveis como o comportamento da marca, confiança na marca, reputação do Banco, satisfação face à marca, afetam naturalmente o mecanismo de preços que este pratica, pois a perceção dos consumidores e investidores definirá o seu comportamento face à empresa. Qual o comportamento ideal que uma empresa deve ter para melhor respeitar e responder às exigências do consumidor? Com que valores é que este se identifica? Este estudo tem como principal objetivo identificar a Perceção do Consumidor face à indústria Bancária, utilizará através do inquérito e questionário e as ferramentas estatísticas ao dispor tentar determinar e compreender melhor a relação entre as diversas variáveis que ajudam a explicar o comportamento da Procura face à responsabilidade social da Oferta.
Description: Dissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Fernandes Matos Coelho.
URI: https://hdl.handle.net/10316/33017
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

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