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Title: A ansiedade antecipatória e o processamento pós-situacional na ansiedade aos testes e o papel protetor da aceitação experiencial em estudantes do ensino superior
Authors: Custódio, Raquel Alexandra Ferreira 
Orientador: Salvador, Maria do Céu
Keywords: Ansiedade aos testes; Ansiedade antecipatória; Processamento pós-situacional; Aceitação; Mediação
Issue Date: 2016
Serial title, monograph or event: A ansiedade antecipatória e o processamento pós-situacional na ansiedade aos testes e o papel protetor da aceitação experiencial em estudantes do ensino superior
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: A ansiedade aos testes (AT) pode ter um impacto negativo no desempenho e sucesso académico dos estudantes. Conceptualizando a AT como um subtipo de Perturbação de Ansiedade Social (PAS) (Pires, 2015) e de acordo com o modelo cognitivo de Clark e Wells (1995) para essa perturbação, os níveis elevados de ansiedade antecipatória (AA) e de processamento pós-situacional (PPS) são apontados como fatores importantes na manutenção da AT. Por outro lado, a aceitação de pensamentos negativos e das sensações de ansiedade que ocorrem em contextos académicos pode reduzir o evitamento e controlo experiencial, ajudando os estudantes a usar os seus recursos cognitivos na tarefa, aumentando assim o desempenho. Assim, o objetivo principal deste estudo foi explorar o possível papel mediador da aceitação em situações de teste na relação entre as variáveis cognitivas (AA e PPS) e a AT. A amostra foi constituída por 252 estudantes do ensino superior que responderam a um conjunto de questionários de autorresposta que mediam as variáveis mencionadas anteriormente, em três momentos diferentes: imediatamente antes do teste e depois do teste e seis semanas após o teste. Foram encontradas correlações significativas e positivas entre a AT, a AA, o PPS e correlações significativas e negativas entre as variáveis anteriores e a aceitação. A aceitação demonstrou ser um mediador parcial na relação entre a AA e a AT, e entre PPS e a AT. Estes resultados apontam para a relevância da AA e PPS e da aceitação na compreensão da AT, e para a importância de abordar estes constructos na intervenção terapêutica.
Test anxiety (TA) may have an important impact on the students’ academic performance and success. Conceptualizing TA as a subtype of social anxiety disorder (SAD) (Pires, 2015) and according to Clark and Wells’ cognitive model for this disorder, high levels of anticipatory anxiety (AA), and post-event processing (PEP) are seen as important maintenance factors of TA. On the other hand, acceptance of negative thoughts and anxiety sensations occurring in academic contexts might reduce experiential control and avoidance and help students using their cognitive resources on the task at hand, therefore increasing performance. In line with this, the main goal of this study was to explore the possible mediator role of acceptance in test situations in the relationship between cognitive variables (AA and PEP) and TA. The sample was constituted by 252 college students that answered a set of self-report questionnaires measuring the above mentioned variables at three different moments: immediately before and after a test, and six weeks after that test. Significant positive correlations between TA, AA, and PE, and significant negative correlations between the previous variables and acceptance were found. Acceptance showed a partial mediating effect in the relationship between AA and TA and between PEP and TA. These results show the importance of AA, PEP and acceptance in understanding test anxiety, pointing to the importance of targeting these constructs in therapeutic interventions.
Description: Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Intervenções Cognitivo-Comportamentais nas Perturbações Psicológicas e da Saúde) apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/32992
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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