Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/32922
Title: Estudo da relação entre os comportamentos de aprendizagem grupal e a satisfação dos membros numa perspetiva longitudinal e dinâmica
Authors: Rocha, Cláudia Sofia de Sousa 
Orientador: Rebelo, Teresa Manuela Marques Santos Dias
Keywords: Estudo longitudinal; Aprendizagem grupal; Satisfação dos membros
Issue Date: 2016
Serial title, monograph or event: Estudo da relação entre os comportamentos de aprendizagem grupal e a satisfação dos membros numa perspetiva longitudinal e dinâmica
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Ao longo dos anos têm ocorrido inúmeras mudanças no mundo das organizações, merecendo destaque o papel das equipas. Tendo por base a abordagem longitudinal intragrupal de Li e Roe (2012) e o Modelo do Equilíbrio Interrompido de Gersick (1988, 1989, 1991), o presente estudo longitudinal pretende analisar a existência de diferentes padrões de desenvolvimento ao longo do tempo, no que respeita aos comportamentos de aprendizagem grupal, bem como analisar a influência dos diversos padrões na satisfação dos membros para com o grupo. A amostra é constituída por 24 grupos de Engenharia Eletrotécnica e de Tecnologia de Informação pertencentes a um instituto do ensino superior da zona centro. Os dados foram recolhidos através do Instrumento de Caraterização do Funcionamento do Grupo (ICFG). Realizou-se um conjunto de ANOVAS (one-way ANOVA) de forma a testar a existência de diferenças significativas entre os grupos com diferentes padrões de dinâmica temporal (ao nível dos comportamentos de aprendizagem grupal) no que toca à satisfação dos membros para com o grupo. Quando analisadas individualmente cada uma das caraterísticas da mudança (e.g., direção, rácio e grau da mudança) dos cinco comportamentos de aprendizagem grupal em relação à satisfação dos membros no final do projeto obtiveram-se resultados significativos ao nível dos comportamentos de aprendizagem grupal “gestão do erro”, “procura de feedback” e “exploração e co-construção de significado”.
Over the years there have been numerous changes in the world of organizations, with emphasis at the role of teams. Based on the intrateam longitudinal approach of Li and Roe (2012) and the punctuated equilibrium (PE) model of Gersick (1988, 1989, 1991), this longitudinal study aims to assess the existence of different development patterns over time, with regard to the behavior of team learning, as well as analyze the influence of various patterns in members satisfaction toward the team. Our sample consist of 24 teams of Electrotechnical Engineering and Information Technology belonging to an institute of higher education in the central region. These data were collected through the Team Functioning Characterization Instrument (ICFG). We conducted a set of ANOVAS (oneway ANOVA) in order to test if there are significant differences between teams with different patterns of temporal dynamics (in terms of behavior of team learning) with regard to the members satisfaction toward the team. When analyzed individually each of the characteristics of change (e.g., direction, ratio and degree of change) of the five behaviors of team learning in relation to the satisfaction of the members at the end of the project, were obtained significant results in terms of the behaviors of team learning “error management”, “feedback behavior” and “exploring and co-construction of meaning”.
URI: http://hdl.handle.net/10316/32922
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
TESE MIP - Cláudia Sofia Rocha - 2016.pdf1.81 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 5

1,021
checked on Nov 28, 2022

Download(s)

156
checked on Nov 28, 2022

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.