Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/32921
Title: | Liderança transformacional e eficácia grupal: o papel mediador dos comportamentos de aprendizagem | Authors: | Aniceto, Daniela Filipa da Costa | Orientador: | Rebelo, Teresa Manuela Marques Santos Dias | Keywords: | Aprendizagem grupal; Comportamentos de aprendizagem; Liderança transformacional; Eficácia grupal | Issue Date: | 2016 | Serial title, monograph or event: | Liderança transformacional e eficácia grupal: o papel mediador dos comportamentos de aprendizagem | Place of publication or event: | Coimbra | Abstract: | A presente dissertação teve como objetivo testar o papel mediador dos comportamentos de aprendizagem grupal na relação entre a liderança transformacional (input) e a eficácia grupal (output). Tendo por base uma amostra de 100 grupos e recorrendo a análises de regressão múltipla, os resultados suportam que a liderança transformacional tem um efeito positivo no processo de aprendizagem grupal, e que a aprendizagem grupal tem, igualmente, um efeito positivo na eficácia grupal. Os dados obtidos suportam também que os comportamentos de aprendizagem grupal, enquanto um todo, medeiam a relação entre a liderança transformacional e as quatro dimensões da eficácia grupal consideradas (desempenho, viabilidade, melhoria dos processos e qualidade da experiência grupal). The present dissertation aimed to test the mediating role of group learning behaviour in the relation between transformational leadership (input) and group effectiveness (output). Based on a sample of 100 groups and using multiple regression analysis, the results support that transformational leadership has a positive effect on the group learning process, and that group learning has also a positive effect on group effectiveness. The data also supports that group learning behaviour, as a whole, mediates the relationship between transformational leadership and the four considered dimensions of group effectiveness (performance, viability, process improvement and group experience quality). |
URI: | https://hdl.handle.net/10316/32921 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FPCEUC - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TESE MIP - Daniela Filipa Aniceto - 2016.pdf | 1.13 MB | Adobe PDF | View/Open |
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.