Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/32876
Title: Cultura de aprendizagem e desempenho em Instituições de Ensino Superior: o papel mediador do bem-estar afetivo
Authors: Ambrósio, Mariana dos Santos Fernandes Gomes 
Orientador: Rebelo, Teresa Manuela Marques Santos Dias
Keywords: Cultura de aprendizagem; Desempenho; Bem-estar afetivo
Issue Date: 2016
Serial title, monograph or event: Cultura de aprendizagem e desempenho em Instituições de Ensino Superior: o papel mediador do bem-estar afetivo
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Este estudo analisa o efeito mediador do bem-estar afetivo na relação entre a cultura de aprendizagem e o desempenho, mais concretamente, o desempenho percebido e a média de curso. Utilizando uma amostra de 200 estudantes portugueses do Ensino Superior, os resultados obtidos, através de modelos de equações estruturais, revelam que o bem-estar afetivo positivo medeia a relação entre a cultura de aprendizagem e a média de curso, não mediando, no entanto, a relação entre a cultura de aprendizagem e o desempenho percebido. Deste modo, o presente estudo permite sublinhar a importância da relação direta entre a cultura de aprendizagem e o desempenho percebido, assim como o desenvolvimento de culturas orientadas para a aprendizagem, no contexto universitário, que promovam, entre outros aspetos, o bem-estar afetivo dos alunos e o sucesso académico.
This study analyses the mediating effect of affective well-being between learning culture and performance, more specifically, perceived performance and grade point average. Using a sample of 200 Portuguese college students, the results, attained via structural equation modelling, show that positive affective well-being mediates the relationship between learning culture and grade point average. However, it does not mediate the relationship between learning culture and perceived performance. Thus, the present study highlights the importance of the direct relationship between learning culture and perceived performance, as well as the development of oriented learning cultures in academic context, promoting, amongst other aspects, students’ affective well-being and the academic success
URI: https://hdl.handle.net/10316/32876
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
TESE MIP - Mariana Ambrósio - 2016.pdf1.41 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 5

1,333
checked on Apr 24, 2024

Download(s)

159
checked on Apr 24, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.