Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/32870
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dc.contributor.advisorTorres, Pedro Marcelo Amado Garcia da Rocha-
dc.contributor.authorPereira, Alexandre Miguel Gamelas-
dc.date.accessioned2016-11-15T11:18:28Z-
dc.date.available2016-11-15T11:18:28Z-
dc.date.issued2016-09-29-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/32870-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Pedro Marcelo Amado Garcia da Rocha Torres.por
dc.description.abstractAs relações, interações e experiências que os consumidores partilham entre si são uma das ferramentas mais poderosas na área do marketing. Nos dias de hoje, as marcas vivem e sobrevivem cada vez mais do word-ofmouth positivo que os seus clientes tendem a expressar, tornando-se estes em autênticos defensores comerciais das próprias organizações. Vive-se, igualmente, numa época onde o marketing digital tem um peso decisivo para os consumidores e para a ligação que estes mantêm com as marcas, já que tendem a confiar mais nas empresas que são regulares nas plataformas online e sociais. Assim, a presente dissertação tem como tema principal “O impacto do word-of-mouth eletrónico na lealdade à marca”, procurando compreender determinadas variáveis, nomeadamente o word-of-mouth eletrónico, a relação consumidor-produto e consumidor-marca, bem como a confiança e lealdade à marca. Para isto, foi elaborada uma análise quantitativa, com base num questionário aplicado online, que obteve 166 respostas válidas. A partir de uma nova metodologia de investigação, o fuzzy-set Qualitative Comparative Analysis (fsQCA), e das respetivas análises das condições necessárias e suficientes, é avaliado o grau de influência do marketing digital, e respetivo wordof- mouth eletrónico, na construção da lealdade à marca, a partir de um conjunto de soluções que apresentam diferentes combinações para o mesmo outcome. Relativamente à premissa postulada, concluiu-se que o wordof- mouth eletrónico poderá ter um impacto relevante na existência de lealdade à marca por parte de um consumidor. Contudo, é importante referir que o fsQCA é, ainda, um programa pouco explorado pela maioria dos estudiosos, pelo que seria pertinente, consolidar e aprofundar a presente análise em investigações futuras.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherFEUCpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectWord-of-mouth eletrónicopor
dc.subjectMarketing digitalpor
dc.subjectConfiança na marcapor
dc.subjectLealdade à marcapor
dc.subjectIntenção de comprapor
dc.subjectoutcomepor
dc.subjectfsQCApor
dc.subjectfuzzy-set QCApor
dc.titleO impacto do word-of-mouth eletrónico na lealdade à marcapor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationCoimbrapor
degois.publication.titleO impacto do word-of-mouth eletrónico na lealdade à marcapor
dc.peerreviewedyespor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociaispor
thesis.degree.grantor00500::Universidade de Coimbrapor
thesis.degree.nameMestrado em Marketingpor
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.advisor.researchunitCeBER – Centre for Business and Economics Research-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-7903-0039-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado
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