Title: O papel dos ebooks nas Bibliotecas Universitárias – o caso da Universidade de Aveiro
Authors: Figueiredo, Marisa Miguel Roque 
Keywords: Bibliotecas académicas;Academic libraries;ensino superior;higher education;ebooks;ebooks;Universidade de Aveiro;University of Aveiro
Issue Date: 28-Oct-2016
Abstract: A introdução dos ebooks nas bibliotecas académicas levanta questões sobre a sua pertinência na composição das coleções, apesar das múltiplas vantagens que lhes são reconhecidas como a portabilidade, facilidade de acesso e preço. Nos dias de hoje docentes, estudantes e investigadores podem, graças a esta tecnologia, ter acesso à informação necessária a qualquer hora e em qualquer lugar num regime 24/7. O estudo efetuado pretende analisar a utilização dos ebooks na Biblioteca da Universidade de Aveiro por parte dos docentes, investigadores e estudantes, com o objetivo de compreender a sua utilização pela comunidade académica, bem como tentar perceber as suas expetativas sobre este formato. Para este fim foram aplicados dois questionários aos docentes e estudantes partindo da análise de questionários similares aplicados em universidades portuguesas e estrangeiras. Os resultados obtidos pelos docentes dão-nos indicação de que não têm em conta o tipo de formato na seleção da bibliografia para as unidades curriculares e que continuam a preferir o suporte papel. Os resultados dos estudantes apontam para uma evolução no uso de ebooks, apesar de valorizarem o suporte papel, particularmente no que toca ao acesso ao documento a qualquer hora do dia em qualquer lugar. Recomenda-se que a biblioteca da Universidade de Aveiro atue de uma forma mais próxima dos estudantes dos distintos ciclos de estudos fornecendo indicações sobre localização da literatura em suporte analógico e digital recomendada para cada unidade curricular. Por outro lado, tendo em conta o volume de informação em formato digital e a sua rápida acessibilidade, a aposta neste formato beneficia o seu acesso 24/7, o que deveria ser tido em conta pelos professores aquando da indicação da bibliografia.
The introduction of ebooks in academic libraries raises questions about its relevance in the composition of collections, despite the many advantages for which they are recognized such as portability, easy access and cost. Nowadays, teachers, students and researchers can, thanks to this technology, access the necessary information anytime, anywhere, on a 24/7 basis. The conducted study aims to analyze the use of ebooks in the Library of the University of Aveiro by teachers, researchers and students, in order to understand its use by the academic community and try to understand their expectations about this format. For this purpose, two questionnaires were applied to teachers and students. The information obtained from the teacher’s questionnaires show us that they do not take into account the type of format while selecting the bibliography for the curricular units, and that they still prefer the paper format. As to the student´s information, it points to an evolution in what the use of ebooks is concerned, although they also recognize the value of the paper format, particularly because of the easy access of documents - anytime, anywhere. Similar works were used for the preparation of these questionnaires, previously applied both in Portuguese and foreign universities. As a recommendation, I suggest some advantageous tasks / activities that the library of the University of Aveiro could apply to the students and teachers groups, such as displaying links and location of the recommended literature for each curricular course, making its access faster and giving preference to digital format.
URI: http://hdl.handle.net/10316/32861
Rights: openAccess
Appears in Collections:FLUC Secção de Informação - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Depósito Estudo Geral -Completo.pdf9.85 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.