Title: Concepções de Ensino e Desenvolvimento Profissional dos Docentes do Instituto Federal - IFES Campus Cachoeiro de Itapemirim
Authors: Pinheiro, Alfredo Bravo Marques 
Keywords: Educação Técnica;Concepções de Formação;Desenvolvimento Profissional Docente
Issue Date: 3-Feb-2017
Citation: PINHEIRO, Alfredo Bravo Marques - Concepções de ensino e desenvolvimento profissional dos docentes do Instituto Federal - IFES Campus Cachoeiro de Itapemirim. Coimbra : [s.n.], 2017. Tese de doutoramento. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/32620
Abstract: Com a expansão dos Institutos Federais e o previsível aumento de número de vagas disponibilizadas para a formação de indivíduos para o mundo laboral, criou-se a necessidade de contratação de professores não só com competência técnica e com conhecimento inegável da matéria a ser lecionada, mas com preparo didático-pedagógico como forma cabal de solucionar problemas enfrentados em sala de aula. Neste contexto, a investigação teve como objetivos caracterizar o percurso formativo dos docentes do IFES – Cachoeiro de Itapemirim, nomeadamente o nível de formação pedagógica, as percepções sobre as especificidades do trabalho docente e as perspectivas de ensino e de desenvolvimento profissional, identificando os desafios enfrentados no processo de tornar-se professor bem como suas estratégias para os superar. Por outro lado, procurou-se para além de caracterizar os principais cursos de formação continuada ofertada pelo IFES, conhecer o índice de adesão e as percepções dos professores a respeito desses cursos, bem assim a adequação às necessidades. Com vista a alcançar os objetivos propostos, privilegiou-se o estudo de caso com abordagens quantitativas – utilizando questionários de elaboração própria baseados na escala de Likert, direcionados aos professores e coordenadores de cinco cursos oferecidos pelo IFES, e o questionário Teaching Perspectives Inventory-TPI, envolvendo suas cinco perspectivas, direcionado somente aos professores - e qualitativas, através de entrevista semiestruturada direcionada a cinco professores. Os dados revelam que os professores consideram ter uma formação pedagógica sólida, embora a sua formação não integre tal componente. Valorizam a profissão docente e sabem da importância da formação para o seu desenvolvimento como profissionais de ensino, dando sobretudo relevância à atualização de conhecimentos específicos no domínio da docência, embora não participem em cursos de formação, quer devido à falta de adequação da oferta formativa às suas necessidades, quer à pouca eficácia na divulgação dos cursos ou atividades formativas que apelem à sua pertinência e relevância para o desenvolvimento profissional. Com efeito, é importante que a formação orientada para a área técnica e tecnológica atenda, simultaneamente, aos interesses do Instituto e às concepções e necessidades dos professores, incentivando-os a participar na elaboração de cursos de formação continuada, dando também enfoque à preparação pedagógica de forma a enriquecer o desenvolvimento profissional, beneficiando diretamente a relação ensino/aprendizado, e também o desenvolvimento organizacional do IFES – Cachoeiro de Itapemirim.
With the expansion of the Federal Institutes and the foreseeable increase in the number of vacancy to the training of the personnel to work, created the need to recruitment of teacher not only with technical expertise the subject be taught but with didactic-pedagogical preparation like a definitive form of the tackle the problems faced in classroom. In this context the investigation had as objectives to formation journey of the IFES's teachers, Campus Cachoeiro de Itapemirim, specially the level of pedagogical training, the perceptions of the specificities of teaching work and perspectives of education and professional development, identifying challenges in the process of becoming teacher as well as strategies to overcome them. In the other hand, in addition intends to characterize the main courses of continued education offered by IFES, to know the adhesion levels and teacher’s perception about these courses and adaptation the needs. With a view achieving the proposed objectives focused in case study with quantitative approaches using questionnaires prepared by the author based in Likert scale to the teachers and coordenators of the five offered courses by the IFES and Teaching Perspectives Inventory-TPI questionnairy involving the five perspectives, directed only to the teachers – and qualitative through an interview semi-structured directed to five teachers. Data shows that the teachers consider to have solid pedagogical training although his education be not part of this component. They gives value to teaching profession and know how important the training is to the own development while professionals teaching, giving particular emphasis the to update the specific knowledge in the teaching fields although they not participated in training course, either due to lack of adequacy of the training offer to their needs or to the little effectiveness in the dissemination of courses or training activities that appeal to their relevance and importance for professional development. It is important that targeted training for technical and technological field meets, simultaneously, Institute's interests and the conceptions and the needs of the teachers encouraging them to participate in the preparation of the continuous training courses, giving also focus on pedagogical training to enrich the professional development directly benefiting the teaching / learning and also the organizational development of IFES- Cachoeiro de Itapemirim.
Description: Tese de doutoramento em Ciências da Educação, na especialidade de Formação de Professores, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/32620
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Concepções de Ensino e Desenvolvimento Profissional dos Docentes do Instituto Federal.pdf5.42 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.