Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/32475
Title: O impacto do tamanho e da diversidade de características das equipas de gestão de topo no desempenho financeiro : o caso das empresas cotadas na Euronext Lisbon
Authors: Dias, Sofia Alexandra Cardoso 
Orientador: Gama, Paulo
Keywords: Governo das sociedades; Equipas de Gestão de Topo; Desempenho financeiro; Diversidade; Tamanho da TMT; Caraterísticas demográficas da TMT
Issue Date: 22-Sep-2016
Publisher: FEUC
Citation: Dias, Sofia Alexandra Cardoso - O impacto do tamanho e da diversidade de características das equipas de gestão de topo no desempenho financeiro : o caso das empresas cotadas na Euronext Lisbon, Coimbra, 2016.
Abstract: O objetivo desta dissertação é analisar o impacto do tamanho e da diversidade das caraterísticas das Equipas de Gestão de Topo (TMT) no desempenho financeiro das empresas portuguesas cotadas na Euronext Lisbon, no período 2010 a 2014. A TMT tem como membros constituintes: o Presidente do Conselho de Administração (CA), Vice- Presidente do CA, Presidente da Comissão Executiva (CEO) e todos os Diretores, Administradores ou Membros que exerçam funções executivas na sociedade. O desempenho financeiro foi medido através de duas perspetivas: contabilística, usando a variável Rendibilidade dos Capitais Próprios (ROE) e de mercado, através da medida Tobin’s Q. As variáveis explicativas testadas foram o tamanho da TMT, a diversidade de género, a diversidade de idade, a diversidade de tenure na TMT, a diversidade de tenure total, a diversidade do background educacional e a diversidade do background funcional. O estudo concluiu que existe um impacto da TMT no desempenho financeiro, embora tenham sido obtidos efeitos mistos. Especificamente, os resultados indicam que um maior tamanho na TMT está associado a um melhor desempenho financeiro. A diversidade de género está ligada positivamente a um melhor desempenho contabilístico. Uma maior diversidade de tenure na TMT e de background educacional dos gestores estão relacionados com piores desempenhos das empresas. A diversidade de idade e a tenure total têm resultados mistos, sendo que a heterogeneidade de ambas as caraterísticas influencia negativamente o desempenho contabilístico e positivamente o desempenho de mercado. A diversidade de background educacional mostra estar negativamente relacionada com o desempenho financeiro das empresas e a diversidade de background funcional mostra não ter qualquer relação com o desempenho. Na generalidade, uma maior diversidade de caraterísticas na TMT influencia negativamente o ROE e positivamente o Tobin’s Q, sendo que o tamanho da TMT está positivamente associado ao desempenho contabilístico e o tamanho da empresa está negativamente relacionado com o desempenho de mercado.
Description: Dissertação de mestrado em Gestão, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Paulo Miguel Marques Gama.
URI: https://hdl.handle.net/10316/32475
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
DM Sofia Alexandra Cardoso Dias.pdf2.73 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

615
checked on Mar 26, 2024

Download(s) 50

525
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.