Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/32472
Title: Enquadramento das entidades do setor não lucrativo no atual sistema normativo contabilístico em Portugal
Authors: Mendes, Susana Raquel Cardoso 
Orientador: Cruz, Isabel Maria Correia da
Saraiva, Edgar
Keywords: Entidades do setor não lucrativo; Terceiro setor; Organizações da sociedade civil; Normalização contabilística
Issue Date: 27-Sep-2016
Publisher: FEUC
Citation: Mendes, Susana Raquel Cardoso - Enquadramento das entidades do setor não lucrativo no atual sistema normativo contabilístico em Portugal, Coimbra, 2016.
Abstract: As entidades do setor não lucrativo (ESNL) têm desempenhado um papel muito importante na sociedade sendo reconhecidas como um setor distinto da economia. Estas entidades organizadas, independentes do Estado, desenvolvem atividades sem fins lucrativos. Neste sentido qualquer ganho que exista tem de ser reinvestido na sua atividade (objetivos de interesse público). São exemplos, as associações, fundações, misericórdias, cooperativas e as mutualidades. A maior parte dos serviços sociais prestados por estas organizações são de natureza diversa. Este setor tem contribuições económicas, sociais e políticas muito significativas na economia nacional. Paralelamente, a sua crescente interdependência com outras entidades e agentes económicos, designadamente o Estado, aumentou a necessidade de informação sobre o seu desempenho (Azevedo et al. 2010: 371). Pela relevância do setor não lucrativo (SNL), as entidades vêem-se obrigadas a prestar informação cada vez mais transparente sobre a sua situação financeira e o seu desempenho. Surge assim, em 2011, pelo Decreto-Lei n.º 36-A/2011, de 9 de março, o regime de normalização contabilística para as ESNL, com aplicação obrigatória desde 2012 para todas estas entidades. Um dos desafios colocados durante o estágio na My Business, realizado entre o dia 3 de fevereiro e o 26 de junho de 2015, foi justamente o de realizar a contabilidade de entidades enquadradas no SNL. Nasce assim o interesse em desenvolver o tema deste relatório referente ao estágio curricular. O objetivo incide numa análise das principais diferenças entre o normativo atual e os que existiam até 2011 e se aplicavam ao setor.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Gestão, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Isabel Maria Correia Cruz e Edgar Saraiva.
URI: https://hdl.handle.net/10316/32472
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatorio estagio - versao out.pdf2.33 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 20

865
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 10

3,910
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.