Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/32471
Title: Análise da concessão de crédito bancário num contexto de fidelização de clientes
Authors: Peres, Sílvia Patrícia dos Santos 
Orientador: Costa, João Pedro Dias Fontes da
Barreto, Anabela
Keywords: Crédito bancário; Marketing relacional
Issue Date: 14-Sep-2016
Publisher: FEUC
Citation: Peres, Sílvia Patrícia dos Santos - Análise da concessão de crédito bancário num contexto de fidelização de clientes, Coimbra, 2016.
Abstract: O meu estágio curricular destinou-se a cumprir o plano de conclusão do presente mestrado em Gestão pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), o que me proporcionou não só o contato com a realidade do atual setor bancário e a adquisição de competências profissionais mas também me deu uma melhor preparação para um futuro próximo que onde possa fazer uso de toda a aprendizagem que alcancei com este mestrado. O estágio, com início no dia 15 de Fevereiro, e que teve lugar na Sucursal de Negócios do Millennium BCP de Coimbra, onde se analisa o crédito a conceder aos clientes, foi concluído a 14 de Junho do presente ano, tendo servido de base para este relatório. Dada a atual conjuntura financeira quer a nível nacional quer a nível internacional, torna-se importante efetuar uma análise ao processo de concessão de crédito por parte do BCP num contexto de fidelização do cliente. Estes clientes - os sócios de algumas empresas que necessitam satisfazer as suas necessidades de tesouraria ou de investimento, com vista a assegurar o crescimento da sua empresa ou a sua própria sobrevivência -, têm frequentemente de recorrer à solicitação de crédito aos bancos, neste caso em concreto ao BCP. O Marketing Relacional surge como a grande estratégia de fidelização do cliente, dado que é de todo o interesse do banco em manter os clientes atuais, principalmente os que lhe proporcionam maior volume de negócio e maior margem de lucro e, em resposta às grandes exigências do mercado, capturar todos aqueles que possam potenciar maior rentabilidade ao banco. No entanto, manter os clientes não é de todo uma tarefa fácil, pois o mercado é cada vez mais competitivo e as estratégias de outras instituições bancárias constituem uma forte ameaça à resistência do BCP numa economia tão débil quanto a presente. Deste modo, é crucial apostar no relacionamento com os clientes, fazendo com que estes considerem o BCP mais que uma entidade bancária e mais que um parceiro de negócios, mas como o primeiro banco a que possam recorrer sempre que necessitem de ajuda, visto que nele depositam grande confiança. x Contudo, ao longo deste trabalho facilmente nos iremos aperceber de que não basta ser antigo cliente do banco para que este facilmente conceda o crédito, uma vez que muitos outros critérios pesam nesta análise de concessão. Existem diferentes entidades dentro do banco pelas quais a decisão do crédito tem que passar, sendo que a última decisão pertence à Direção de Crédito, uma entidade autónoma e imparcial sem qualquer tipo de contato com as empresas. A sua decisão nem sempre está de acordo com a opinião do gestor do cliente e será que a fidelização do cliente ao BCP ficará afetada quando há uma recusa de crédito? Através da resposta a esta questão, que o presente relatório visa responder, vão surgindo outras relacionadas com a fidelização do cliente, tais como: Quais são os principais fatores que influenciam diretamente a concessão de crédito? Dadas as diferentes opiniões entre a área comercial e a Direção de Crédito, quais são as soluções que necessitam de se imporem para se colmatar este desalinhamento? No decorrer deste relatório vou procurando responder a todas estas questões essenciais para melhor perceção do funcionamento do banco e da sua relação com os clientes.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Gestão, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de João Fontes da Costa e Anabela Barreto.
URI: https://hdl.handle.net/10316/32471
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
final Silvia Peres.pdf2.62 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

421
checked on Apr 16, 2024

Download(s)

130
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.