Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/32409
Title: Síntese e caraterização de compostos de coordenação envolvendo derivados de 4-etil-2,6-diformilfenol
Authors: Ferreira, Ana Cláudia Santos 
Orientador: Valente, Artur José Monteiro
Keywords: Química; Ambiente; Recursos hidricos; Poluição
Issue Date: Sep-2016
Citation: Ferreira, Ana Cláudia Santos / Síntese e caraterização de compostos de coordenação envolvendo derivados de 4-etil-2,6-diformilfenol
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Os iões metálicos estiveram sempre presentes no meio ambiente, mas com o crescimento da atividade industrial tornaram-se mais frequentes. A poluição por libertação de metais para o meio ambiente, representa um grave problema ambiental. Uma das principais consequências desta prática é a poluição dos recursos hídricos. As soluções disponíveis para este problema multiplicam-se quer em quantidade quer em qualidade. Estratégias como a precipitação química, o tratamento eletroquímico, a troca iónica, a extração por solventes, a separação por membrana e a adsorção são alguns exemplos de possíveis estratégias de tratamento. Deste modo, neste projeto foram sintetizados ligandos orgânicos e foi investigada a hipótese de coordenarem com aqueles poluentes. Experimentalmente, foi necessário determinar a solubilidade destes compostos e o seu raio hidrodinâmico. Procedendo-se ao desenvolvimento de testes que demostram a existência de interação entre o agente quelante e os iões metálicos escolhidos, analisamos também a influência do pH nesta interação. Esta presença ou ausência de complexação foi estudada através das técnicas de espetrofotometria de absorção no ultravioleta-visível e espetroscopia de ressonância magnética nuclear de protão. Futuramente, os resultados obtidos podem, por exemplo, servir de base para uma nova estratégia de remoção de metais do meio ambiente, com especial atenção para o caso dos recursos hídricos.
Description: Dissertação de Mestrado em Química apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/32409
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Química - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
ana ferreira.pdf3.21 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

562
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 50

683
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.