Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/32279
Title: Formação e Necessidades de Formação de Diretores de Agrupamentos de Escolas do Algarve
Authors: Barros, Jorge Manuel da Silva Pereira 
Orientador: Ferreira, António Gomes Alves
Keywords: diretor; formação de diretores; necessidades de formação de diretores; liderança; gestão
Issue Date: 26-Oct-2017
Citation: BARROS, Jorge Manuel da Silva Pereira - Formação e necessidades de formação de diretores de agrupamentos de escolas do Algarve. Coimbra : [s.n.], 2017. Tese de doutoramento. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/32279
Abstract: Um dos aspetos que ao longo do tempo se tem colocado em grande discussão no campo da educação é o problema da «governação» dos estabelecimentos públicos de ensino não superior e as formas que devem assumir a gestão e a liderança, assim como as competências que cabem aos seus Diretores e a formação que tais dirigentes devem ter para desempenhar as suas funções. Tendo por base esta realidade, a presente investigação centra-se na problemática da formação e das necessidades de formação de Diretores de Agrupamentos de Escolas. Com a sua realização pretendemos conhecer com maior detalhe como tem sido a formação dos Diretores escolares do Algarve, considerando a situação em Agrupamentos de Escolas da região, assim como as necessidades de formação perspetivadas a partir da perceção do exercício profissional, nomeadamente as resultantes da gestão e liderança desses estabelecimentos de ensino. Para tal, optamos por uma metodologia de natureza qualitativa e uma amostra por conveniência de cinco Agrupamentos de Escolas, centrando o estudo em entrevistas semiestruturadas a Diretores, Subdiretores e a Adjuntos dos Diretores dessas organizações escolares. Recorremos também à análise documental relativa: às disciplinas no domínio das áreas de Administração Escolar e de Administração Educacional que fizeram parte dos cursos de formação inicial de educadores e de professores, ministrados pela Universidade do Algarve; aos planos de formação dos centros de formação de associação de escolas dos concelhos do Algarve, assim como de outras instituições que disponibilizaram formação aos Diretores de escola ou detentores de cargos similares nas áreas citadas; e aos relatórios de avaliação externa dos Agrupamentos de Escolas e das Escolas não Agrupadas dos anos letivos de 2006-2007 a 2014-2015, especificamente no domínio da gestão e da liderança escolar. O estudo mostrou que os Diretores em causa exercem mais práticas de gestão do que de liderança nos seus Agrupamentos, percecionando a gestão como uma função mais técnica, em que se socorrem de um conjunto de meios para atingirem os objetivos, e a liderança como comunicação, processo de influência e visão global de escola. Parece que os Diretores entrevistados estão conscientes, por um lado, do que distingue liderar de gerir e, por outro, como se complementam estas duas funções. Mostram capacidade de diálogo e acreditam que as suas práticas de gestão têm por base tomadas de decisão colegiais. São ainda Diretores que dizem refletir sobre o que fazem, mas não tanto quanto gostariam e entendem necessário. O nosso estudo evidencia que os Diretores entrevistados têm a formação que normativamente a administração educativa portuguesa exige aos docentes para poderem desempenhar estas funções, ou seja, formação de natureza específica ou especializada nas áreas de Administração Escolar e/ou de Administração Educacional. Para além disso, frequentaram ainda algumas ações formativas de natureza contínua, nomeadamente na área da liderança, ainda que não se sintam bem confortáveis neste domínio, dado que, segundo as suas próprias palavras, a maioria ainda não atingiu a fase de Diretor-líder dos seus Agrupamentos. Na verdade, até no âmbito mais específico da gestão sentem necessidades de formação por causa da complexidade burocrática e administrativa inerente ao «governo» de um Agrupamento de Escolas. Ainda que se compreenda tal sentimento, dado os Diretores escolares desempenharem, atualmente, uma multiplicidade de funções e de enfrentarem situações organizacionais de certa complexidade, nomeadamente a de terem de contactar com uma grande diversidade de pessoas e organizações e de se confrontarem com inúmeras solicitações, exigências e mudanças, já é menos compreensível que não consigam manifestar conhecimento sobre muitas das situações de formação contínua ou especializada que foram realizadas no Algarve entre 1993-1994 e 2013-2014. A realização desta investigação constituiu, seguramente, um processo significativo para o desenvolvimento da nossa pessoalidade e da nossa profissionalidade e acreditamos que poderá contribuir para uma melhor compreensão da realidade da administração, gestão e liderança das escolas portuguesas e, particularmente, para o conhecimento da formação e necessidades de formação daqueles que gerem as escolas.
Description: Tese de doutoramento em Ciências da Educação, na especialidade de Administração e Gestão Educativa e Escolar, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/32279
Rights: embargoedAccess (2 years)
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