Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/31855
Title: O patrocínio como uma eficaz estratégia de comunicação : a relação entre marca Emirates e a marca Benfica
Authors: Ferreira, Larissa Cristina Ramos 
Orientador: Costa, João Pedro Dias Fontes da
Keywords: Patrocínio desportivo; Atitude relativamente à marca; Brand love; Brand equity; Estudo de caso
Issue Date: 22-Jul-2016
Publisher: FEUC
Citation: Ferreira, Larissa Cristina Ramos - O patrocínio como uma eficaz estratégia de comunicação : a relação entre marca Emirates e a marca Benfica, Coimbra, 2016.
Abstract: O patrocínio tem assumido um papel cada vez mais determinante nas estratégias de marketing das empresas, sendo que o patrocínio desportivo aparece como uma das formas mais utilizadas dessa ferramenta. A marca Emirates utiliza o patrocínio como parte da sua estratégia de comunicação global, estando particularmente ativa no desporto. Para a época de 2015/2016, a empresa firmou um patrocínio com o S.L. Benfica devido à sua rica história, o seu enorme número de adeptos e a sua grande reputação, bem como a quantidade de títulos importantes conquistados. Através de um estudo de caso sobre essa associação, surge a oportunidade de desenvolver uma análise aprofundada sobre a eficácia dos patrocínios e qual o seu impacto efetivo no consumidor. Dessa forma, essa pesquisa procura compreender como esse patrocínio aparece como uma eficaz estratégia de comunicação, elevando o valor da marca patrocinadora junto dos consumidores e influenciando as suas atitudes em relação à mesma. Com o intuito de validar o modelo de investigação foi realizado um estudo de caso de caráter quantitativo, a partir de um questionário online e impresso, com uma amostra de conveniência de 387 inquiridos. A relevância da investigação está no fato de que a mesma permitiu a identificação e a confirmação de benefícios que o patrocínio pode trazer para a marca patrocinadora, na medida em que os resultados obtidos atestaram que as atitudes do consumidor em relação à marca patrocinadora, quando existe favorabilidade ao patrocínio por parte do consumidor, têm um impacto positivo na sua lealdade, no seu engajamento ativo, na sua intenção de compra e no seu WOM. Além disso, pôde-se confirmar que na maioria das vezes a congruência do patrocínio, a auto expressão da marca patrocinadora e a identificação com a marca patrocinada apresentam um impacto positivo em relação ao Brand Love, ao Brand Value e ao Brand Awareness que os consumidores desenvolvem em relação à marca patrocinadora.
Description: Dissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de João Pedro Dias Fontes da Costa.
URI: https://hdl.handle.net/10316/31855
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação_Mestrado_Larissa_Ferreira.pdf2.43 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.