Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/31850
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dc.contributor.advisorPeixoto, Paulo-
dc.contributor.authorMendes, Dolores Daniela de Figueirôa Telles Camacho e-
dc.date.accessioned2016-08-10T09:29:16Z-
dc.date.available2016-08-10T09:29:16Z-
dc.date.issued2016-07-15-
dc.identifier.citationMendes, Dolores Daniela de Figueirôa Telles Camacho e - A minha escola foi a minha vida : o reconhecimento formal da aprendizagem ao longo da vida, Coimbra, 2016.por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/31850-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Sociologia, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.pt
dc.description.abstractO presente trabalho, realizado no âmbito do Mestrado em Sociologia, visa obter respostas acerca das motivações dos cidadãos, das organizações e do Estado em valorizar competências adquiridas ao longo da vida. Pretendo mostrar que, no atual contexto de incerteza económica e social vivenciado a nível nacional e internacional, pautado pela austeridade, as aprendizagens ao longo da vida são a salvaguarda ou a mais-valia para que os cidadãos ativos tenham “novas oportunidades” de serem reconhecidos formalmente. O motivo principal que me levou a abordar esta temática do reconhecimento formal e social das aprendizagens ao longo da vida está relacionado com o âmbito da minha última experiência profissional, no âmbito dos Processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (R.V.C.C.`s). Ao longo desta mesma experiência profissional, e, mais concretamente, através do Programa Novas Oportunidades, tive o ensejo de comprovar o quanto eram enriquecedoras, para as pessoas que relatavam as suas histórias de vida, as aprendizagens que adquiriam de modo não formal, ou mesmo informal. Em geral, sobretudo nos discursos da imprensa, houve momentos de manifesto desprestígio pelo reconhecimento dos ofícios e das competências adquiridas pela educação não formal e informal. Até que se chegou a um contexto de viragem, de derrapagem económica e de choque social, em que as competências certificadas pela via escolar formal deixaram de ser exclusivas, para se enfatizar a “escola da vida”. A reestruturação a que se assiste, em termos de contexto económico e de tecido empresarial, promove a reinvenção dos cidadãos e a procura constante, na sua esfera de competências, de capacidades que lhes permitam garantir ou alcançar uma crescente valorização e aceitação social.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherFEUCpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectAdultos certificados ou não certificadospt
dc.subjectCompetências formais, informais e não formaispt
dc.subjectInclusão socialpt
dc.subjectEmpreendedorismo socialpt
dc.subjectEmpregopt
dc.subjectReferencial de competências-chavept
dc.subjectPrograma e Centro Novas Oportunidadespt
dc.titleA minha escola foi a minha vida : o reconhecimento formal da aprendizagem ao longo da vidapt
dc.typemasterThesispt
dc.peerreviewedYespor
dc.date.embargo2016-07-15*
thesis.degree.grantor00500::Universidade de Coimbrapt
thesis.degree.nameMestrado em Sociologiapt
uc.rechabilitacaoestrangeiranopt
uc.date.periodoEmbargo0pt
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.advisor.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.advisor.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-2275-667X-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado
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