Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/31849
Title: A relação entre a iliquidez e a taxa de rentabilidade das ações cotadas no PSI Geral
Authors: Paiva, André Tiago Carvalho 
Orientador: Silva, Nuno M.
Keywords: Iliquidez e o preço das ações; Prémio de risco de iliquidez; Medida de iliquidez de Amihud
Issue Date: 15-Jul-2016
Publisher: FEUC
Citation: Paiva, André Tiago Carvalho - A relação entre a iliquidez e a taxa de rentabilidade das ações cotadas no PSI Geral, Coimbra, 2016.
Abstract: Este estudo, baseado no artigo escrito por Yakov Amihud em 2002, “Illiquidity and stock returns: cross-section and time-series effects” pretende analisar a relação entre a iliquidez e a taxa de rentabilidade das ações cotadas no Portuguese Stock Index General (PSI Geral) no período recente de 1997 a 2015. Será estudada a verificação, ou não, da hipótese da existência de um prémio de risco de iliquidez nas ações cotadas na praça financeira portuguesa através do estudo da relação entre a taxa de rentabilidade, a iliquidez e um conjunto de variáveis de controlo. A medida de iliquidez aqui usada é dada pela média do rácio entre a rentabilidade diária absoluta e o seu volume de transações em euros, também conhecida como Amihud Iliquidity Measure. Os resultados do modelo cross-section estimado com regressões mensais confirmam a existência de uma relação positiva e estatisticamente significante entre a iliquidez e a rentabilidade das ações no período de 1997 a 2007. Isto comprova a existência de um prémio de risco de iliquidez nas ações durante esse período, embora o mesmo não se verifique para o período de 2008 a 2015. Sendo a existência de prémios de risco de iliquidez um fenómeno mais visível em mercados bolsistas periféricos e de pequena dimensão, é importante analisar os níveis de iliquidez no mercado bolsista português.
Description: Trabalho de projeto do mestrado em Economia (Economia Financeira), apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Nuno Silva.
URI: https://hdl.handle.net/10316/31849
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s) 50

430
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 50

443
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.