Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/31846
Title: A satisfação do turista e a quebra do Contrato Psicológico : dimensões de retaliação
Authors: Farinha, Tânia Filipa Dias 
Orientador: Costa, João Pedro Dias Fontes da
Keywords: Satisfação; Quebra do Contrato Psicológico; Intenção de compra; Turismo da Universidade de Coimbra
Issue Date: 15-Jul-2016
Publisher: FEUC
Citation: Farinha, Tânia Filipa Dias - A satisfação do turista e a quebra do Contrato Psicológico : dimensões de retaliação, Coimbra, 2016.
Abstract: Devido à atual evolução dos mercados turísticos e a constante mudança no comportamento dos consumidores/turistas, foi necessário criar um conhecimento mais aprofundado nas necessidades, nas motivações e nas atitudes dos mesmos para conseguir dar conta às respostas e às necessidades, preferências da procura e satisfação. Nesta investigação vai-se procurar verificar o efeito de satisfação em relação à retaliação do cliente através da Quebra do Contrato Psicológico no contexto do Turismo da Universidade de Coimbra. Para este trabalho de investigação, o Turismo da Universidade de Coimbra foi o escolhido para determinar a nossa amostra. É de grande importância realçar que foi introduzida a variável Quebra do Contrato Psicológico, uma vez que esta ainda não foi muito estudada no marketing, e por acharmos ser de verdadeira relevância para a nossa investigação, recorrendo à elaboração de uma escala de medição. As variáveis que vão ser estudadas nesta investigação serão a satisfação, a quebra do contrato psicológico, queixa vingativa, queixa a entidades terceiras, word-ofmouth negativo e intenção de compra. Com o intuito de validar o modelo de investigação, foi realizado um estudo empírico que incluiu a recolha de dados primários, a partir de um questionário online, resultando numa amostra de 385 inquiridos. O tratamento estatístico dos dados foi sobretudo realizado com base em técnicas multivariadas. Concluímos então que o Modelo proposto ficou satisfatoriamente validado, uma vez que provámos que a satisfação influencia a quebra do contrato psicológico, assim como a variável anteriormente mencionada influencia a intenção de compra. Além disso, os resultados obtidos podem ser uma boa fonte para o Turismo de Coimbra. Serão importantes, para avaliar o posicionamento real e psicológico da Universidade de Coimbra, enquanto produto turístico, norteando decisões futuras sobre comunicação, garantindo que a experiência dos turistas corresponda às expectativas criadas.
Description: Dissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de João Pedro Dias Fontes da Costa.
URI: https://hdl.handle.net/10316/31846
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s) 50

447
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 50

334
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.