Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/31836
Title: Atitudes para com o endividamento entre estudantes universitários : papel da literacia financeira, da influência parental e das dificuldades económicas
Authors: Oliveira, Ana Luísa Lopes de Matos 
Orientador: Pereira, Maria da Conceição Costa
Coelho, Filipe Jorge Fernandes
Keywords: Atitudes para com o endividamento; Endividamento; Literacia financeira; Influência parental; Dificuldades financeiras
Issue Date: 5-Jul-2016
Publisher: FEUC
Citation: Oliveira, Ana Luísa Lopes de Matos - Atitudes para com o endividamento entre estudantes universitários : papel da literacia financeira, da influência parental e das dificuldades económicas, Coimbra, 2016.
Abstract: O principal objetivo do presente trabalho de projeto baseia-se na investigação de fatores económicos, sociais, psicológicos e demográficos que contribuem para a explicação das atitudes e intenções para com o endividamento dos estudantes universitários. A realização de um estudo com estes objetivos justifica-se pelo facto de os estudantes universitários pertencerem a uma geração que tem sido criada numa sociedade de crédito e por serem potenciais clientes que virão a investir, poupar e, também, a realizar empréstimos no decorrer das suas vidas. Para a concretização deste trabalho foi construído e aplicado um questionário a estudantes da Universidade de Coimbra, em que a amostra final é constituída por 683 inquiridos. Com o intuito de analisar as variáveis explicativas das atitudes e intenções para com o endividamento, foi efetuado um estudo, através da regressão linear múltipla, recorrendo a cinco modelos diferentes. Os resultados relativos à literacia financeira objetiva sugerem uma evidência limitada e não consistente da influência desta variável nas atitudes e intenções para com o endividamento. Quanto à influência parental, nem sempre se obtiveram resultados consistentes com o expectável. Os resultados referentes às dificuldades financeiras tendem a revelar que a baixos/altos níveis de rendimento do agregado familiar um aumento deste associa-se a um aumento/redução nas intenções de contrair empréstimos, em particular de natureza mais essencial. No entanto, o rendimento do agregado familiar não exerce influência nas intenções de contrair empréstimos destinados a financiar produtos de natureza mais supérflua. Deste modo, tais resultados comprovam a existência de um amplo conjunto de fatores económicos, socias, psicológicos e demográficos que contribuem para explicar as atitudes e intenções para com o endividamento.
Description: Trabalho de projeto do mestrado em Economia (Economia Financeira), apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Conceição Pereira e Filipe Coelho.
URI: https://hdl.handle.net/10316/31836
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Trabalho de Projeto_Ana Luísa Oliveira.pdf1.02 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

614
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 50

542
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.