Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/31739
Title: Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender
Authors: Soares, Rui Pedro Rodrigues 
Orientador: Silva, Jaime Maria Monteiro de Carvalho e
Balsa, José Carlos Coelho
Keywords: Estágio Curricular; Matemática; Ensino; Escola; Direção de Turma; Alunos; Aulas; Mestrado; Ensinar; Aprender; Internship; Mathematics; Education; School; Class of Direction; Students; Lessons; Master dregree; Teaching; Learning
Issue Date: Jul-2015
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O presente relatório tem como objetivo refletir sobre todas as vivências que decorreram ao longo do Estágio Curricular que teve lugar na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, situada na cidade de Coimbra, sob a orientação pedagógica do Dr. José Carlos Balsa, e cientifica do doutor Jaime Carvalho e Silva com a colaboração de dois colegas de estágio, ao longo do ano letivo 2014/2015. O estágio insere-se no segundo ano do Mestrado em Ensino de Matemática no 3o Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra, o qual exige a elaboração de um relatório que documente toda a atividade desenvolvida ao longo do ano letivo. O presente relatório está divido em quatro partes. Na primeira parte é apresentada a estrutura da escola. Na segunda parte descrita a forma como foi levada a cabo a prática letiva. Na terceira parte apresento as funções e a assessoria de diretor de turma. E por fim, menciono algumas atividades desenvolvidas especificando-as de forma breve.
The purpose of this report is to describe all the experiences that took place over my Curricular Stage held in Primary and Secondary School Quinta das Flores, in Coimbra, under the pedagogical supervision of Dr. José Carlos Balsa and the scientific supervision of Prof. Jaime Carvalho e Silva from the Department of Mathematics of the University of Coimbra, throughout the academic year 2014/2015. The internship is part of the second year of the Master in Mathematics Teaching, of Mathematics Department at the University of Coimbra, which requires the preparation of a report that documents all the activity developed in the school. This report is divided into four parts. In the first part the school and its structural division is presented. In the second part I describe how the teaching practice was carried out. In the third part is presented the functions and the class of director advisory. And finally, I mention some activities developed by specifying them in briefly.
Description: Dissertação de Mestrado em Ensino da Matemática no 3º ciclo do Ensino Básico e do Secundário, apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/31739
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCTUC Matemática - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese_RuiSoares.pdf142.05 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 10

888
checked on Aug 11, 2022

Download(s) 50

555
checked on Aug 11, 2022

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.