Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/31715
Title: | A Marcação do Género e do Número em Francês Língua Estrangeira | Other Titles: | Les Marques du Genre et du Nombre en Français Langue Étrangère Gender and Number Marking in French as a Foreign Language |
Authors: | Sousa, Paulo Ricardo Freitas de | Orientador: | Santos, Maria Joana de Almeida Vieira | Keywords: | Francês Língua Estrangeira; Didática da Gramática; Morfossintaxe; Marcação do Género e do Número; Laboratório Gramatical | Issue Date: | 27-Jul-2016 | Place of publication or event: | Coimbra | Abstract: | Na sequência de investigação anterior (Freitas, 2014), pretendemos com o presente
relatório apresentar os resultados qualitativos de um projeto de investigação-ação inserido
num curso de formação inicial de professores (Castro, 2010).
O trabalho incide sobre o ensino e a aprendizagem da gramática do Francês Língua
Estrangeira em contexto escolar, através da abordagem da marcação do género e do
número (Franceschina, 2005; Wilmet, 2007), e assenta numa metodologia que privilegia a
utilização de laboratórios gramaticais com os quais se trabalhará os conteúdos referidos
(Brito, 1997).
Além de apresentar a experiência de estágio, analisaremos o desempenho dos alunos ao
longo do ano letivo utilizando as notas da observação de aulas, os resultados de dois testes
de avaliação efetuados antes e depois da aplicação do laboratório gramatical, e os
resultados de um teste de diagnóstico realizado no final do ano letivo. Verifica-se que os
alunos aprendem facilmente as regras, ainda que evidenciem maiores dificuldades nas
exceções, na relação entre oral e escrito e, sobretudo, nas interferências causadas pela
influência da língua materna.
Na parte final, apresentar-se-á algumas considerações finais, bem como ideias de estudos
futuros. Sur la base d’une recherche antérieure (Freitas, 2014), notre objectif avec ce rapport est celui de présenter les résultats qualitatifs d'un projet de recherche-action integré dans un master de formation initiale de professeurs (Castro, 2010). Le travail se centre sur l'enseignement et l’apprentissage de la grammaire du Français comme langue étrangère en contexte scolaire, en abordant les marques du genre et du nombre (Franceschina, 2005; Wilmet, 2007) et se base sur une méthodologie qui favorise l'utilisation des laboratoires grammaticaux avec lesquels nous travaillerons ces contenus (Brito, 1997). En plus de présenter l'expérience de stage, nous analyserons les performances des élèves tout au long de l'année scolaire, en utilisant les notes d'observation en classe, les résultats de deux tests d'évaluation effectués avant et après l'application du laboratoire grammatical et les résultats d'un test diagnostic réalisé à la fin de l'année scolaire. On constate que les élèves apprennent facilement les règles, quoiqu’ils montrent plus de difficultés dans les exceptions, dans le rapport entre l’oral et l’écrit et, surtout, dans les interférences causées par l'influence de la langue maternelle. Dans la dernière partie, nous présenterons quelques considérations finales et des idées pour de futures recherches. Following the results of previous work (Freitas, 2014), this report presents a research-and action project for grammar teaching in school within an initial teacher training experience in French as a Foreign Language (Castro, 2010). The project analyses gender and number marking learning (Franceschina, 2005; Wilmet, 2007) and is based on a methodology that favours the use of grammatical laboratories (Brito, 1997). The report describes the teacher training experience and the pupils’ progress throughout the year, according to class observation notes, the results of two tests (before and after the grammar laboratory experience), and the results of a diagnosis test at the end of the year. General rules for gender and number marking are easily learned, but pupils show some difficulties in exceptions, in the relationship between oral and written forms and especially in interferences from their mother tongue. In the final part, we will present some final considerations and future research ideas. |
Description: | Relatório de Estágio em Ensino do Português e de Língua Estrangeira (Francês) no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/31715 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FLUC Secção de Línguas Românicas - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Relatorio de estáfio (VF).pdf | 2.57 MB | Adobe PDF | View/Open |
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.