Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/31685
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAlves, Vera Marques-
dc.contributor.authorAraujo, Carla Dayanne Montenegro Honorato de-
dc.date.accessioned2016-07-25T11:20:39Z-
dc.date.available2016-07-25T11:20:39Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationARAUJO, Carla Dayanne Montenegro Honorato de - O lugar dos objetos de arte popular na obra folclorista de Mário de Andrade. propostas de explicação para uma ausência. Coimbra : [s.n.], 2014. Dissertação de Mestrado em Antropologia Social e Cultural.por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/31685-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Antropologia Social e Cultural, apresentada ao Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.pt
dc.description.abstractEsta dissertação pretende discutir a importância que deteve a “arte popular” no contexto das representações intelectuais da Brasilidade, no decorrer da primeira metade do século XX. Procuraremos iluminar o contexto brasileiro da apropriação nacionalista dos artefatos populares, a partir de uma perspectiva comparativa, que considera os traços mais gerais das políticas de promoção da “arte rústica” no Brasil e Portugal, nas décadas de 20, 30 e 40 do século XX. Tentaremos, assim, perceber de que modo a “invenção da arte popular brasileira” segue caminhos similares à construção da arte rústica em Portugal, e até que ponto apresenta especificidades que denunciam uma outra forma de encarar as manifestações artísticas do “povo”, os artefatos populares. Para tal, analisaremos um caso particular, a saber: o da obra do escritor Mário de Andrade (1893-1945) e o seu programa de intervenção cultural em torno do folclore brasileiro.pt
dc.description.abstractThis dissertation intends to discuss the importance that “folk art” performed in the context of intellectual representations of the Brazilianness during the first half of the twentieth century. We will try to enlighten the Brazilian context of the nationalist appropriation of popular artifacts from a comparative perspective that considers the most general features of policies promoting “rustic art” in Brazil and Portugal in the twenties, thirties and forties of the twentieth century. We will therefore try to understand how the “development of Brazilian folk art” follows the way of similar paths in the construction of rustic art in Portugal to an extent that it presents peculiarities that denounce another way of viewing the artistic manifestations of the “folk”, best known as popular artifacts. For that matter we will analyze the particular case of the writer Mário de Andrade (1893-1945) and his program of cultural intervention within the Brazilian folklore.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectMário de Andradept
dc.subjectArte popularpt
dc.subjectIidentidades nacionaispt
dc.subjectFoclorept
dc.titleO lugar dos objetos de arte popular na obra folclorista de Mário de Andrade. propostas de explicação para uma ausênciapt
dc.typemasterThesispt
degois.publication.locationCoimbrapt
dc.peerreviewedYespor
dc.date.embargo2014-01-01*
dc.identifier.tid201671751pt
thesis.degree.grantor00500::Universidade de Coimbrapt
thesis.degree.nameMestrado em Antropologia Social e Culturalpt
uc.rechabilitacaoestrangeiranopt
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Ciências da Vida - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Final de Mestrado Carla Dayanne.pdf741.38 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

224
checked on Jul 16, 2024

Download(s)

292
checked on Jul 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.