Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/31566
Title: | Arquitetura para invisuais : a experiência estética da habitação | Authors: | Neves, Ana Sofia Melo das | Orientador: | Rabaça, Armando | Keywords: | Arquitectura, invisuais; Invisuais, barreiras arquitectónicas; Percepção do espaço | Issue Date: | Feb-2016 | Abstract: | A presente dissertação pretende refletir sobre como é possível
construir uma experiência estética para um invisual. Tendo em
conta que vivemos rodeados de espaços construídos e de objetos
físicos, é imperativo perceber se a relação que temos com os mesmos
enfraquece significativamente na supressão da visão, ou se, pelo
contrário, esta relação se torna apenas diferente. Neste sentido, este
tema é analisado no presente trabalho com o intuito de despertar no
arquiteto a sua intrínseca, mas suprimida, consciência relativamente
ao mesmo. Posto isto, enfatiza-se a necessidade de pensar sobre o que
é a experiência estética e o que se altera na perceção da Arquitetura
quando a visão deixa de existir. Decorrente desta ideia, são explorados
quatro componentes da experiência: três sentidos não-visuais - ou seja,
o tato, a audição e o olfato – e o movimento do corpo no espaço.
Como outras formas artísticas os exploraram de forma mais assertiva
que a Arquitetura - como a Escultura e a Arte Performativa - recorrese
às mesmas para compreender a influência destes componentes
na experiência estética. Por fim, eles são analisados em três projetos
destinados a invisuais, com o intuito de compreender como podem
ser aplicados na Arquitetura. A investigação teórica e a análise prática
destes projetos tem como fim a elaboração de um projeto de uma
habitação unifamiliar para um invisual e respetiva família. This dissertation aims to reflect on how we can build an aesthetic experience for a blind person. Given that we live surrounded by the built environment and physical objects, it is imperative to understand whether the relationship we have with them weakens significantly in the suppression of vision, or if, on the contrary, this relationship becomes just different. Thus, the issue analyzed in this work has the intention of awakening the architect for its intrinsic, but suppressed, awareness of this subject. With this in mind, it emphasizes the need to think about what is the aesthetic experience and what changes in the perception of architecture when the vision ceases to exist. Resulting from this idea, this dissertation explores four components of experience: three non-visual senses – touch, hearing and smell – and body movement in space. Given that other artistic areas exploited them more assertively than Architecture – as Sculpture and Performance Art – this essay resorts to them to understand the influence of these components in the aesthetic experience. Finally, they are analyzed in three projects for blind people, in order to understand how they can be applied in Architecture. The theoretical research and practical analysis of these projects aim to draw up a project of a house for a blind man and his family. |
Description: | Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitectura, apresentada ao Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/31566 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FCTUC Arquitectura - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Arquitetura para invisuais.pdf | 42.45 MB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 10
1,083
checked on Oct 16, 2024
Download(s) 20
1,225
checked on Oct 16, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.