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https://hdl.handle.net/10316/31559
Title: | Perfecionismo, auto-criticismo e auto-compaixão na ansiedade aos testes em estudantes do ensino superior | Authors: | Ramos, Vanessa Filipa Simões | Orientador: | Salvador, Maria do Céu | Keywords: | Ansiedade; Perfeccionismo; Auto-criticismo; Auto-compaixão | Issue Date: | 2015 | Serial title, monograph or event: | Perfecionismo, auto-criticismo e auto-compaixão na ansiedade aos testes em estudantes do ensino superior. | Place of publication or event: | Coimbra | Abstract: | Embora seja sugerido que o perfecionismo possui uma influência significativa na ansiedade aos testes, alguns autores defendem que é o auto-criticismo, e não o perfecionismo por si só, que revela ser o aspeto disfuncional, distinguindo entre perfecionismo adaptativo e maladaptativo. Para além disto, foram também encontradas correlações positivas entre auto-criticismo e ansiedade aos testes e correlações negativas entre esta e auto-tranquilização. Este estudo teve como objetivo último explorar a existência de uma mediação do auto-criticismo e da auto-compaixão na relação do perfecionismo com ansiedade aos testes (e perceção da sua interferência).
A amostra ficou composta por 308 estudantes do ensino superior - 178 do sexo feminino (57.8%) e 130 do sexo masculino (42.2%) – com idades entre os 18 e os 30 anos (M = 20.86; DP = 2.45). Foram encontradas correlações positivas e significativas da ansiedade aos testes e sua perceção de interferência com perfecionismo e auto-criticismo e correlações significativas e negativas entre ansiedade aos testes e perceção de interferência com auto-compaixão. As regressões revelaram o perfecionismo maladaptativo, eu inadequado, atitude não crítica e de não isolamento como preditores da ansiedade aos testes, o mesmo acontecendo na predição da perceção de interferência, exceto para a atitude de não isolamento. Foram encontradas mediações parciais do auto-criticismo e da auto-compaixão na relação entre perfecionismo maladaptativo e ansiedade aos testes/percepção de interferência.
Este estudo é o primeiro a relacionar ansiedade aos testes, perfecionismo, auto-criticismo e auto-compaixão. No geral, os nossos resultados apontam para a importância do perfecionismo, auto-criticismo e auto-compaixão na compreensão e intervenção na ansiedade aos testes. Although it has been suggested that perfectionism has a significant influence on test anxiety, some authors argue that self-criticism, and not perfectionism by itself, is the dysfunctional aspect, distinguishing between adaptive and maladaptive perfectionism. Furthermore, positive correlations have been found between self-criticism and test anxiety and negative correlations have been found between the test anxiety and self-reassurance. This study main purpose was to explore the mediator role of self-criticism and self-compassion in the relationship between perfectionism and test anxiety (and perceived interference). The sample was composed by 308 college students -178 females (57.8%) and 130 males (42.2%) – aged between 18 and 30 years old (M = 20.86; DP = 2.45). We found positive and significant correlations between test anxiety (and perceived interference), perfectionism and self-criticism. We also found negative and significant correlations between test anxiety (and perceived interference) and self-compassion. Regression analysis revealed maladaptive perfectionism, inadequate self, non-critical attitude and non-isolation attitude as test anxiety predictors. The same happened in perceived interference prediction, except for the non-isolation attitude. Partial mediations by self-criticism and self-compassion have been found in the relationship between maladaptive perfectionism and test anxiety/perceived interference. This study was the first research to relate test anxiety, perfectionism, self-criticism and self-compassion. In general, our results indicate the importance of perfectionism, self-criticism and self-compassion to understand and intervene in test anxiety |
Description: | Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Intervenções Cognitivo-Comportamentais nas Perturbações Psicológicas e Saúde), apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/31559 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FPCEUC - Teses de Mestrado |
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Dissertação Vanessa Filipa S. Ramos.pdf | 400.52 kB | Adobe PDF | View/Open |
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