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Title: Estudo da validade dos subtestes vocabulário expressivo e matrizes da versão espanhola do Teste Breve de Inteligência de Kaufman (K-BIT), para crianças portuguesas, com 9 e 10 anos de idade
Authors: Neves, Ana Filipa Esteves 
Orientador: Machado, Teresa Sousa
Keywords: Teste de inteligência; criança
Issue Date: 2015
Serial title, monograph or event: Estudo da validade dos subtestes vocabulário expressivo e matrizes da versão espanhola do Teste Breve de Inteligência de Kaufman (K-BIT), para crianças portuguesas, com 9 e 10 anos de idade
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O presente estudo visa analisar a validade da aplicação do subteste Vocabulário Expressivo e Matrizes, da versão espanhola do Teste Breve de Inteligência de Kaufman (K-BIT), a uma amostra de crianças portuguesas, bem como a correlação dos resultados médios obtidos com os alcançados pela mesma amostra em dois subtestes da WISC-III (Vocabulário e Disposição de Gravuras). Ambos os testes foram aplicados a 102 crianças portuguesas (divididas numa subamostra de 51 crianças com 9 anos e outra de igual dimensão com 10 anos) a frequentarem o 3º, 4º e 5º ano de escolaridade do Ensino Básico. Os coeficientes de consistência interna variam de ,638 a ,763 e os de correlação de ,165 a ,682. Verificando-se que os resultados obtidos revelam resultados médios idênticos aos das crianças espanholas (na mesma faixa etária) e resultados padronizados médio superiores na versão aferida para a população portuguesa da WISC-III. Concluindo-se, que ambos os subtestes do K-BIT aplicados constituem um instrumento de triagem válido que, futuramente, poderá (após aferição para a população portuguesa) ser apresentado como uma alternativa válida à WISC-III.
The present study aims to analyse the validity of the application of the Expressive Vocabulary and Matrices subtest from the Spanish version of the Kaufman Brief Intelligence Test (K-BIT) to a sample of Portuguese children, as well as the correlation of the average results obtained with the average results achieved by the same sample in two subtests of the WISC-III (Vocabulary and Picture Disposal). Both tests were applied to 102 Portuguese children (divided into a subsample of 51 children aged 9 and another of equal dimension of 10-year-olds) who attended the 3rd, 4th and 5th grade of Basic Education. Internal consistency coefficients range from ,638 to ,763 and those of correlation from ,165 to ,682. Thus verifying that the results show average results identical to those of Spanish children (in the same age group), and medium high standardized results in the WISC-III standardized version for the Portuguese population. Thus concluding that both K-BIT subtests constitute a valid screening tool that may in the future (after standardization for the Portuguese population) be presented as a valid alternative to WISC-III
Description: Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/31503
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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