Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/31420
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dc.contributor.advisorSantiago, Luís Manuel-
dc.contributor.advisorRodrigues, Vítor-
dc.contributor.authorAugusto, Ana Lúcia Ramos-
dc.date.accessioned2016-06-24T11:43:43Z-
dc.date.available2016-06-24T11:43:43Z-
dc.date.issued2014-09-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/31420-
dc.description.abstractINTRODUÇÃO: “Disease Mongering” é o nome do fenómeno de convencer indivíduos saudáveis, ou com algum factor de risco, de que estão doentes, explorando os seus medos de poderem desenvolver doença, sugerindo posterior tratamento, através da mais variada propaganda, para obter lucro com a venda de algo, que as pessoas passam a acreditar necessitar. OBJECTIVO: Perceber a susceptibilidade populacional relativamente ao fenómeno da venda da doença. METODOLOGIA: Estudo observacional e transversal, pela aplicação de um questionário especificamente efectuado com base num hipotético síndrome, a uma amostra de conveniência com 300 pessoas, na região centro de Portugal. Análise estatística descritiva e inferencial, paramétrica e não paramétrica, para variáveis nominais e ordinais, recorrendo ao SPSS. RESULTADOS: Amostra de n=300 (66,3% género feminino), com idade média de 40,89 ± 0,72 anos. Metade dos indivíduos considera o hipotético novo síndrome muito frequente (49,7%), embora a maioria não se sinta afectada (73,5%). A realização do rastreio e do tratamento são aceites por 87% e 82,7%, respectivamente, acreditando 81,3% da amostra na veracidade do síndrome em questão. Não foram encontradas diferenças significativas entre sexos e grau de literacia. São os doentes crónicos quem mais acredita sofrer do síndrome, sendo quem não se sente doente quem mais aceita fazer o rastreio e o tratamento. DISCUSSÃO: Num estudo semelhante, em alunos de Medicina em 2013, foram encontrados resultados semelhantes, mas na bibliografia portuguesa continua a não haver outras referências bibliográficas. CONCLUSÃO: A população estudada mostrou grande susceptibilidade ao Disease Mongering, dada a grande aceitação do rastreio (87%), anuência para o tratamento (82,7%) e crença da veracidade do hipotético síndrome (81,3%).por
dc.description.abstractINTRODUCTION: “Disease Mongering” is the term used to describe the phenomenon of convincing healthy people, or those presenting risk factors, that they are sick, while exploring their fears of suffering from a disease and suggesting treatment trough advertising, aiming at profiting by selling something people, then, believe are in need of. OBJECTIVE: Understanding the population’s susceptibility to “Disease Mongering”. METHODS: Observational, transversal and analytic study conducted with a questionnaire specifically built around a hypothetic syndrome, applied to a sample of 300 people, in central Portugal. Descriptive and inferential parametric and nonparametric statistical analysis for nominal and ordinal variables, using SPSS. RESULTS: Sample of n=300 (66,3% females), ages average 40,89 ± 0,72 years. Half of the individuals considers the hypothetic new syndrome as being very frequent (49,7%), even though the majority doesn’t believe are affected (73,5%). The undertaking of the screening and treatment are accepted by 87% and 82,7%, respectively, while 81,3% believe actually exists. Significant differences weren’t found between genders and literacy rate. People with chronic diseases are the most susceptible to believe they suffer from the syndrome, whereas healthy subjects present the greatest acceptance to undertake the screening and treatment. DISCUSSION: In a similar 2013 study on medical students comparable results were found, although Portuguese literature still lacks other references. CONCLUSION: The target population showed great susceptibility to “Disease Mongering” given the wide acceptance of a screening (87%), consent to treatment (82,7%) and belief on the existence of the hypothetical syndrome.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectDisease mongeringpor
dc.subjectMedicalizaçãopor
dc.subjectMarketingpor
dc.subjectPrevenção quaternáriapor
dc.titleO fenómeno do "disease mongering" (venda da doença): a opinião da população não universitáriapor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
dc.identifier.tid201628376-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-4174-9061-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FMUC Medicina - Teses de Mestrado
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