Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/31384
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dc.contributor.advisorLima, Luiza Nobre-
dc.contributor.authorCunha, Renata Maria Nunes da-
dc.date.accessioned2016-06-21T15:02:46Z-
dc.date.available2016-06-21T15:02:46Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/31384-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.por
dc.description.abstractA empatia tem como principal função ajudar os indivíduos a estabelecer e manter relações sociais duradouras, desta forma é importante analisar os fatores que contribuem para o seu desenvolvimento. O presente estudo teve como objetivo analisar a relação da empatia com os fatores da parentalidade, nomeadamente a perceção dos adolescentes sobre os estilos educativos parentais. A amostra foi constituída por 236 adolescentes, com idades compreendidas entre os 12 e os 17 anos (M=13,68; DP=1,37) de ambos os sexos. Para este estudo foram utilizados a Escala Básica de Empatia (Jolliffe, 2005; versão portuguesa: Nobre Lima, Rijo & Matias, 2011) e o EMBU-A (Gerlsma, Arrindell, Van Der Veen & Emmelkamp, 1991; versão portuguesa: Lacerda, 2005) assim como um questionário sociodemográfico. Os resultados obtidos evidenciaram a influência da perceção de rejeição parental mais associada à prevalência de comportamentos empáticos cognitivos. Verificou-se ainda que o nível de empatia cognitiva foi mais elevado do que a empatia afetiva e uma extensão desses resultados tanto em função do sexo como da idade.por
dc.description.abstractEmpathy's main function is to help individuals to establish and maintain lasting social relationships, thus it is important to analyze the factors that contribute to its development. The present study aimed to analyze the relationship between empathy and the factors of parenting, particularly the perception of adolescents about parental educational styles. The sample was constituted by 236 adolescents, aged 12 to 17 years (M=13,68; SD=1,37) of both genders. For this study were used the Basic Empathy Scale (Jolliffe, 2005; Portuguese version: Nobre Lima, Rijo & Matias, 2011), the EMBU-A (Gerlsma, Arrindell, Van Der Veen & Emmelkamp, 1991; portuguese version: Lacerda, 2005) and a sociodemographic questionnaire. The result indicated an influence of the perception of parental rejection more associated with the prevalence of cognitive empathic behaviors. It was also found that the level of cognitive empathy was higher than affective empathy and an extension of these results both by gender and by age.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEmpatiapor
dc.subjectPerceção dos estilos educativos parentaispor
dc.subjectAdolescênciapor
dc.titleA associação entre a empatia e a perceção dos estilos educativos parentais na adolescênciapor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationCoimbrapor
degois.publication.titleA associação entre a empatia e a perceção dos estilos educativos parentais na adolescênciapor
dc.peerreviewedYespor
uc.controloAutoridadeSim-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.researchunitCenter for Research in Neuropsychology and Cognitive Behavioral Intervention-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-2961-2778-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado
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