Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/31080
Title: Recontar a Bienal de Cerveira : uma seleção para documentar
Authors: Gomes, Sílvia Jorge de Magalhães 
Orientador: Sardo, Delfim
Silva, Henrique
Keywords: Bienal Internacional de Arte de Cerveira; Museu da Bienal de Cerveira; Arte contemporânea; Vila Nova de Cerveira; museu; arquivo; exposição; International Art Biennial of Cerveira;; Museum; archive; memory; exhibition
Issue Date: 2015
Citation: GOMES, Sílvia Jorge de Magalhães - Recontar a Bienal de Cerveira : uma seleção para documentar [Em linha]. Coimbra : [s.n.], 2014 [Consult. Dia Mês Ano]. Relatório de estágio. Disponível em: http://hdl.handle.net/10316/31080
Abstract: Este relatório tem por base o trabalho desenvolvido durante o estágio curricular na Fundação Bienal de Cerveira, no âmbito do mestrado em Estudos Curatoriais, do Colégio das Artes, da Universidade de Coimbra. Num primeiro momento, o trabalho desenvolvido traduziu-se numa investigação sobre as dezassete edições transatas da Bienal de Cerveira, a partir da qual foram recolhidos vários dados descritivos das mesmas, e foi feito um mapeamento da informação, de forma a organizála e compilá-la. A investigação foi sendo aprofundada e com alguma pesquisa complementar posterior, permitiu-se neste relatório uma apresentação histórica e documental da Bienal de Cerveira, desde a sua origem nos Encontros Internacionais de Arte em Portugal, até à atualidade. A primeira parte deste relatório diz respeito a essa abordagem, contextualizando a Bienal de Cerveira no panorama histórico nacional e na região onde prosperou, assim como a sua institucionalização e o seu património. Recontar a Bienal de Cerveira intitulou um projeto que constava na programação do Museu da Bienal, para o corrente ano. O projeto previa a recolha de memórias vivas sobre as primeiras bienais, através do registo em vídeo de depoimentos que revelassem histórias pessoais, que se viessem acrescentar à história da Bienal. Tendo havido a oportunidade de me envolver no projeto, toda a investigação que havia feito encontrou aqui a sua aplicação prática. O projeto partiu para a produção de uma exposição, como já estava previsto na programação do Museu, que pretendeu transparecer essas histórias pessoais, não só pela apresentação dos vídeos dos depoimentos, integrados na exposição, mas pela seleção de obras e objetos documentais que refletissem ligações, diretas ou indiretas, às referências dos testemunhos. A curadoria e produção da exposição, que manteve o mesmo tema, é apresentada e descrita na segunda parte deste relatório, tendo sido a experiência mais significativa e estimulante do estágio curricular, não só pessoalmente como enquanto mestranda e estagiária de Estudos Curatoriais. Por fim, é feita uma abordagem a outras atividades pontuais que fui experienciando durante o estágio, como por exemplo no âmbito do serviço educativo com crianças, e uma reflexão e comentário crítico final, onde foco a falta de dinâmica do Museu da Bienal, face aos anos de não bienal.
This report is based on the work done during the internship at the Cerveira Biennial Foundation, under the master's degree in Curatorial Studies, of the College of Arts of the University of Coimbra. At first, the work has resulted in an investigation on the seventeen previous editions of the Cerveira Biennial, from which were collected various descriptive data, and was made a mapping of information in order to compile and organize it. The research has been thorough and with some further additional research, a historical and documentary presentation of the Cerveira Biennial was allowed in this report, from its origin in the International Art Encounters in Portugal, to the present day. The first part of this report refers to this approach, contextualizing the Cerveira Biennial in national historical overview and in the region where it thrived, as well as its institutionalization and its heritage. Retell the Cerveira Biennial titled a project which was already included in the Biennial Museum program for the current year. The project intended the collection of living memories about the firsts biennials, by recording video testimonials that reveal personal stories, to be added to the history of the Biennale. Having had the opportunity to get involved in the project, all the research I had done before, found here its practical application. The project set off for producing an exhibition, as was already foreseen in the program of the Museum, which intended to disclose those personal stories, not only by presenting the testimonials videos, included in the exhibition, but by selecting works of art and documentary objects that would reflect direct or indirect links to the references of the testimonies. The curating and producing of the exhibition, which kept the same theme, is presented and described in the second part of this report, and it was the most significant and challenging experience of internship, not only personally but as a graduate student and intern in Curatorial Studies. Finally, it is made an approach to other specific activities that I have experienced during the internship, such as in the educational service with children, as well as a reflection and final review, where the focus is the lack of dynamic in the Biennial Museum in not biennial years.
Description: Relatório de estágio em Mestrado em Estudos Curatoriais, apresentado ao Colégio das Artes da Universidade de Coimbra, sob a orientação do Prof. Doutor Delfim José Gomes Ferreira Sardo e coorientação do Prof. Doutor Henrique Silva.
URI: https://hdl.handle.net/10316/31080
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Colégio das Artes - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório de estágio_SÍLVIA GOMES.pdf306.74 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 20

794
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 50

303
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.