Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/31024
Title: A regeneração urbana de base cultural : o núcleo histórico de Santa Maria no Funchal
Authors: Fernandes, Vítor Diogo da Silva Sé 
Orientador: Ferreira, Claudino
Keywords: Regeneração urbana; Cidade criativa; Enobrecimento urbano; Núcleo histórico de Santa Maria; Funchal
Issue Date: 26-Feb-2016
Publisher: FEUC
Citation: Fernandes, Vítor Diogo da Silva Sé - A regeneração urbana de base cultural : o núcleo histórico de Santa Maria no Funchal, Coimbra, 2016.
Abstract: Foi durante a década de 1980 que o potencial da cultura nas políticas de regeneração urbana foi sendo reconhecido, um pouco por toda a Europa e América do Norte, como resposta aos problemas associados ao processo de desindustrialização. Com efeito, a reabilitação urbana de base cultural, legitimada pelo conceito de cidade criativa, foi apontando para três modelos teóricos distintos, conforme os seus objetivos. No entanto, esses processos regenerativos, seja pela sua vertente económica ou pela indefinição das suas agendas, resultaram em dimensões malsucedidas, como a diminuição da heterogeneidade cultural, a estetização do espaço, a exclusão dos residentes e utilizadores nos processos de decisão do planeamento urbano, a expulsão dos habitantes com menor estatuto social e económico, o que por sua vez deram origem, em muitos casos, ao enobrecimento urbano. É à margem destes conceitos e problemáticas que se analisará a natureza dos processos de regeneração do núcleo histórico de Santa Maria, área que corresponde ao primeiro núcleo habitacional da cidade do Funchal. Seguidamente, propomo-nos a examinar a forma como esses processos influenciaram o bairro, procurando debater a possibilidade de esses efeitos que derivam da regeneração urbana de base cultural poderem dar origem ao enobrecimento urbano da “zona velha” do Funchal.
Description: Dissertação de mestrado em Sociologia, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Claudino Ferreira.
URI: https://hdl.handle.net/10316/31024
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
A regeneração urbana de base cultural.pdf3.58 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

590
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 50

533
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.