Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/31007
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dc.contributor.advisorPinheiro, Maria do Rosário-
dc.contributor.advisorBarreira, Carlos Manuel Folgado-
dc.contributor.authorMendes, Isabel Maria Pacheco-
dc.date.accessioned2016-04-11T15:37:19Z-
dc.date.available2016-04-11T15:37:19Z-
dc.date.issued2015-07-30-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/31007-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Gestão da Formação e Administração Educacional, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.por
dc.description.abstractContexto: Nos últimos seis anos as escolas foram agregadas em sistemas educativos maiores — os mega agrupamentos — desafiando formas de trabalho colaborativo. Objetivos: Este estudo pretendeu analisar como é que os professores percecionam o comportamento colaborativo nas interações professor-professor, professor-coordenador e professor-diretor. Os outros objetivos foram adaptar e validar para o português instrumentos de avaliação dessa perceção; analisar a sua relação com a satisfação profissional e com o burnout; averiguar o posicionamento dos professores relativamente ao tipo de cultura docente; e verificar, qual das interações percebidas de comportamento colaborativo e quais das culturas docentes se constitui como variável explicativa da satisfação profissional e do burnout. Métodos: Aplicaram-se a Escala de Comportamento de Colaborativo na sua versão longa (ECC-L) e reduzida (ECC-R) para a avaliação da perceção do comportamento colaborativo nas interações professor-professor (ECC-PP-R), professor-coordenador (ECC-PC-R) e professor-diretor (ECC-PD-R); o Questionário de Posicionamento Relativo Tipo de Cultura Docente (QPRTCD), a Teacher Job Satisfaction Questionnaire (TJSQ) para a satisfação profissional, e a Medida de Burnout de Shirom-Melamed (MBSM), em 134 professores de todos os graus de ensino de um agrupamento de escolas de Coimbra. Resultados: Ambos os instrumentos revelaram características psicométricas adequadas. As análises mostraram correlações elevadas e positivas entre as ECC e a TJSQ e negativas com a MBSM. As correlações das culturas docentes com TJSQ e MBSM vão no mesmo sentido. As análises de regressão linear mostraram que a ECC-PD-R e a QPRTCD são preditores significativos da TJSQ. Conclusões: O trabalho colaborativo é relevante na relação entre professores, sendo mais importante a sua relação com as chefias intermédias e chefias finais para a satisfação profissional. As formas de cultura docente mais colaborativas contribuem também para professores mais satisfeitos. Assim estes resultados apontam para a relevância de promover ações geradoras de culturas mais colaborativas.por
dc.description.abstractBackground: In the last six years the schools were aggregated into larger education systems - the mega clusters - challenging forms of collaborative work. Objectives: This study aimed to analyze how teachers perceive the collaborative behavior in the teacher-teacher interaction, teacher-coordinator and teacher-director. The other objectives were the adaption and validation to the Portuguese language of instruments to evaluate this perception; analyze their relationship with job satisfaction and burnout; determine the placement of teachers regarding the type of teaching culture; and check which of the perceived interactions of collaborative behavior, and which teaching cultures are predictors of job satisfaction and burnout. Methods: Collaborative Behavior Scale in its long (CBS-L) and short version (CBS-S) to assess the perception of collaborative behavior in the teacher-teacher interactions (CBS-TT-S), teacher-coordinator (CBS-TC-S) and teacher-director (CBS-TD-S); Relative Positioning Teaching Culture Type Questionnaire (RPTCTQ), the Teacher Job Satisfaction Questionnaire (TJSQ), and the Burnout Shirom-Melamed Measure (BSMM) in 134 teachers from all levels of education of a cluster of schools at Coimbra. Conclusions: The collaborative work is relevant in the relationship between teachers, but more important in the relationship with the middle and top management regarding job satisfaction. Forms of more collaborative teaching culture also contribute to more satisfied teachers. So these results point to the importance of promoting actions that generate more collaborative cultures.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCooperaçao entre docentespor
dc.subjectSatisfaçao profissional, professorpor
dc.subjectBurnoutpor
dc.titleAvaliação do comportameto colaborativo docente: contributos para a compreensão da colaboração, satisfação profissional e do burnout numa amostra de professores de um agrupamento de escolaspor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationCoimbrapor
degois.publication.titleAvaliação do comportameto colaborativo docente: contributos para a compreensão da colaboração, satisfação profissional e do burnout numa amostra de professores de um agrupamento de escolaspor
dc.peerreviewedYespor
dc.identifier.tid201445174-
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.advisor.researchunitCenter for Research in Neuropsychology and Cognitive Behavioral Intervention (CINEICC)-
crisitem.advisor.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.advisor.parentresearchunitFaculty of Psychology and Educational Sciences-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-4365-638X-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-6137-2842-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado
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