Title: Relatório de estágio desenvolvido no colégio salesiano de Mogofores junto da turma do 8ºA no ano letivo de 2014-2015
Authors: Veloso, Miguel Ângelo dos Santos 
Keywords: Feedback pedagógico;Ensino da educação física
Issue Date: 2015
Citation: Veloso, M.A.S. (2015). Relatório De Estágio Pedagógico Desenvolvido No Colégio Salesiano De Mogofores Junto Da Turma Do 8ºA No Ano Letivo De 2014/2015. Relatório de Estágio, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.
Abstract: O presente Relatório Final de Estágio insere-se no âmbito da unidade curricular Relatório de Estágio, do segundo ano do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. O estágio pedagógico, com o principal objetivo de favorecer a integração e mobilização dos conhecimentos adquiridos ao longo dos ciclos anteriores de estudo, através da prática de ensino supervisionada em contexto real, de forma a habilitar os futuros professores com competências adequadas ao exercício da profissão, do qual se refere este relatório, foi realizado ao longo do ano letivo 2014/2015, no Colégio Salesiano em Mogofores, com o acompanhamento da turma A do 8º ano. Assim, este documento traduz-se na descrição e reflexão de todo o processo de ensino-aprendizagem no âmbito do estágio, anteriormente referido, bem como na análise crítica do tema: Análise da reação do aluno ao Feedback Pedagógico emitido pelo professor estagiário. Desta forma, findo este processo contínuo de aprendizagens surge a necessidade de proceder a uma autorreflexão, a uma análise crítica do seu decorrer, realçando as principais dificuldades sentidas ao longo desta fase. Esta análise permitirá, assim, uma melhoria da minha intervenção pedagógica, pois, em jeito de balanço, debruçar-se-á nos acontecimentos ocorridos, bem como nas principais dificuldades sentidas, expondo assim, as fragilidades e a consistência do trabalho desenvolvido ao longo deste estágio. Assim, este relatório permite que enquanto professor estagiário, proceda a uma análise reflexiva das minhas práticas e procedimentos, contribuindo para a aquisição de competências pessoais e profissionais enquanto docente. This Final Report is part of the Trainee Report unit, part of the second year of the Master in Physical Education Teaching in Primary and Secondary Education, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, University of Coimbra. The teaching practice, which aims to promote the integration and mobilization of the contents acquired during the previous study cycles through the supervised teaching practice in a real context, in order to enable future teachers with appropriate skills to practice their profession, was conducted throughout the school year 2014/2015, at the Colégio Salesiano de Mogofores, teaching the 8th A class. Thus, this document is not only a description and a essay of all the teaching-learning process but also a critical analysis of the subject: “student reaction analysis of the pedagogical feedback given by the trainee teacher.” So, after this continuous process of learning there is a need to undertake a self-reflection and a critical analysis, highlighting the main difficulties along this stage. This critical analysis will improve my pedagogical intervention and it will look into the past events as well as the main difficulties, thus exposing the weaknesses and the consistency of the work done over this stage. Thus, this report allows me as a trainee teacher to undertake a reflective analysis of my practices and procedures, contributing to acquire personal and professional skills while teaching.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/30944
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rel_Estg1415_Miguel_Veloso.pdf408.1 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.