Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/30908
Title: | Manifesto e mimese : passado e presente no brutalismo britânico | Authors: | Treno, Pedro Santos Costa | Orientador: | Borges, Pedro Maurício Lopes, Diogo Seixas |
Keywords: | Arquitectura moderna, Inglaterra, séc. 20; Brutalismo (arquitectura) | Issue Date: | Dec-2015 | Citation: | Treno, Pedro Santos Costa - Manifesto e mimese : passado e presente no brutalismo britânico. Coimbra, 2015 | Abstract: | Pretendo nesta dissertação descrever os acontecimentos que estiveram na origem do termo Brutalismo,
a partir da discussão que foi suscitada pelos arquitectos e críticos que o desenvolveram
como sendo uma hipótese de superação do Movimento Moderno.
Durante os anos 1950, enquanto o Reino Unido recuperava o seu poder económico e social, os
arquitectos Alison e Peter Smithson preconizavam uma vontade de mudança e, no fulgor do seu
percurso inicial, decidem usar a escrita como método para então propor uma nova maneira de
olhar para a arquitectura. No mesmo período, o crítico e historiador Reyner Banham associa-se a
esta demanda ao expandir as ideias destes arquitectos para o campo da crítica, possibilitando
uma leitura mais abrangente com a junção da arquitectura e da arte.
Sucederam-se então várias discussões em volta do Brutalismo, tendo sempre como protagonistas
principais os arquitectos e o crítico citados. Depois deste período denso que durará até ao início
dos anos 1970, estes voltaram-se para outras investigações dentro do seu campo de trabalho, ao
mesmo tempo que o ímpeto inicial do Brutalismo que haviam incutido em Inglaterra era apropriado
por diferentes facções a nível global, distanciando-se das premissas estabelecidas.
O objecto de investigação encontra actualmente um interesse renovado por parte de uma nova
geração de arquitectos, críticos e historiadores. O conjunto de projectos, edifícios e textos ligados
ao Brutalismo, que estabeleceram contornos polémicos no passado, podem ser analisados de
outra forma no presente graças a uma distância temporal que o permite.
A dissertação encontra-se dividida em três capítulos, sendo iniciada por uma breve contextualização
do objecto da investigação, seguindo-se uma descrição dos textos principais que o potenciaram,
assim como os acontecimentos dentro da arquitectura e da arte que se seguiram. No segundo
capítulo, são analisadas as reacções subsequentes dos arquitectos e críticos que entram na discussão
em volta do Brutalismo britânico, passando depois pelos projectos de Alison e Peter Smithson
e pela obra de Reyner Banham. No terceiro e último capítulo, é abordado o ressurgimento
do Brutalismo que acontece a partir de retrospectivas do período analisado nos primeiros dois
capítulos e também sob a forma de uma herança declarada por arquitectos britânicos contemporâneos
em volta do trabalho de Alison e Peter Smithson. In the following dissertation, it is my intention to depict the events that gave rise to the word Brutalism through the discussion of architects and critics who developed it as an assumption to overcome the Modern Movement. Throughout the 1950s, while the UK was regaining its economical and social strength, the architects Alison and Peter Smithson represented a change of will and, at the blaze of their early career, they decided to use their writings to come up with a new way of looking at architecture. At the same time, the critic and historian Reyner Banham became associated with this cause by expanding the architect’s ideas to the criticism field, enabling a more comprehensive reading with the combination of architecture and art. From then on, there were several discussions about Brutalism while having the aforementioned architects and critic as the leading figures. After this dense period that will last until the early 1970s, the latter became interested in other researches within their interests and, at the same time, the inicial impulse of Brutalism that was introduced in England by them was adopted by different factions in a worldwide dimension, taking a different turn from the established premisses. Currently, a renewed interest around the research theme has been brought up by a new generation of architects, critics and historians. With some polemical background, a series of projects, buildings and writings which are linked to Brutalism can now be examined in a different way thanks to the time range that allows it. The dissertation is divided in three chapters, beginning with a brief background of the research theme, following an account of the main writings that gave rise to it as well as the events surrounding architecture and art. In the second chapter, the subsequent reactions of architects and critics that entered the discussions around British Brutalism are analyzed as well as Alison and Peter Smithson’s projects and Reyner Banham’s writings. In the third and last chapter, Brutalism’s resurgence is approached through several retrospectives of the events that were described in the first two chapters and also through the inheritance of Alison and Peter Smithson’s work that was declared by contemporary British architects. |
Description: | Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitectura, apresentada ao Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/30908 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FCTUC Arquitectura - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Pedro Treno - Manifesto e Mimese.pdf | 55.42 MB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 50
529
checked on Oct 15, 2024
Download(s) 5
4,610
checked on Oct 15, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.