Title: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica dos 2º e 3º ciclos Drª Maria Alice Gouveia, junto da turma D do 9º ano, no ano letivo de 2014-2015
Authors: Guimarães, Bárbara Sena Vidal Mesquita 
Keywords: Feedback;Análise reflexiva;Formação de professores;Prática pedagógica
Issue Date: 2015
Citation: Guimarães, B. (2015). Relatório Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica dos 2º e 3º ciclos Dr.ª Maria Alice Gouveia, junto da turma D do 9º ano no ano letivo 2014/2015. Relatório de estágio, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.
Abstract: O estágio pedagógico está inserido no Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Coimbra, desenvolvido tanto a nível profissional como pessoal e promotor do enriquecimento do currículo. O presente relatório apresenta o trabalho desenvolvido na Escola Básica com 2.º e 3.º ciclos, Dr.ª. Maria Alice Gouveia, escola-sede do Agrupamento de Escolas Coimbra Sul, junto da turma D, do 9º ano, no ano letivo de 2014/2015, e no qual é feita uma reflexão das práticas pedagógicas. É, neste momento, que o estagiário pode começar a pôr em prática os conhecimentos adquiridos durante o seu processo de formação, em contexto real. O relatório está focalizado em três dimensões: na contextualização e análise reflexiva da prática pedagógica e no desenvolvimento do tema problema. Quanto à contextualização da prática pedagógica, é caraterizado o contexto onde é desenvolvido o Estágio, bem como as nossas expetativas iniciais e as fragilidades sentidas, ao longo do ano. No segundo ponto da análise reflexiva, ponto fulcral deste relatório, faremos uma reflexão crítica da intervenção pedagógica, desde as aprendizagens, às dificuldades sentidas, assim como às estratégias e metodologias de resolução. No final, com o objetivo de aprofundar a intervenção pedagógica, houve a oportunidade de estudar o tema-problema que incidiu sobre a diferença de feedback ministrados aos alunos nas modalidades de Ginástica de Solo e Futebol. The teaching practice is inserted in the Master of Physical Education Teaching in Primary and Secondary Education at the University of Coimbra, one experience that will be developed both professionally and personally and enrich our curriculum as a future teacher.This report reflects the work done at the Escola Básica dos 2º e 3º ciclos Dr.ª. Maria Alice Gouveia, with the D class of 9th grade in the academic year 2014/2015, which will contain a reflection of the pedagogical practices. This is where the trainee can begin to put into practice all the knowledge that was acquired during the initial training process and experience them in a real context.The report is divided into several major topics: contextualization of teaching practice, reflective analysis of pedagogical practice and development of the theme problem. For the contextualization of teaching practice, it is characterized in the context where the stage is developed, as well as our initial expectations and weaknesses that can be felt throughout the year. On the second point of the reflective analysis, which is an essential point of this report, we can see a critical reflection of the pedagogical intervention, since the learning, ace difficulties as well as the strategies and methodologies of resolution. In the end, in order to deepen the educational intervention, there was the opportunity to study the Theme Problem which focused on the difference of feedback given to students in the modalities of Football and Soil Gymnastics.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário, apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/30893
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RelatórioEstágio_BárbaraGuimarães_2010127239.pdf1.43 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.