Title: A aquisição de competências do treinador : estudo de caso com um treinador de sucesso
Authors: Mendes, Pedro Tiago Fonseca 
Keywords: Treinador de futebol;Futebol
Issue Date: 2014
Citation: Mendes, Pedro (2014). A aquisição de competências do treinador: Estudo de caso com um treinador de sucesso. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.
Abstract: Introdução: O estudo do caso de sucesso de um treinador com uma longa carreira e paradigmática realizou-se para satisfazer a ciência. Sobretudo, considera-se apurar que indicadores ocorrem para conceituarmos a importância do treinador no seio de equipas de futebol, a formação do treinador, juntamente com a elucidação dos caminhos para um treinador de futebol realizar e procurar aprendizagens. Metodologia: Foi realizada uma entrevista semi-estruturada a um treinador de futebol profissional com uma carreira longa e paradigmática. Realizou-se uma recolha de dados qualitativa que durou cerca de 155 minutos. Foi transcrita verbantim e a sua análise foi baseada em unidades de significado, realizados por dois investigadores. Resultados e conclusões: Conseguiu-se evidenciar vários indicadores que justificam a construção de carreira dos treinadores e das qualidades do treinador de sucesso. No primeiro caso, verificou-se que os treinadores podem construir a sua carreia ainda enquanto jogadores, que a formação de treinadores passa por formação contínua e/ou curricular e que pode existir um conjunto de treinadores considerados “inspiradores” para o treinador de sucesso. Posteriormente, concluiu-se que há qualidades e competências do treinador que fazem parte dos valores, crenças e comportamentos da filosofia dos treinadores de elite, nomeadamente treinadores de futebol. Particularizando, o resultado como critério de sucesso, a comunicação para dentro e para fora do plantel, a motivação e o treinador enquanto líder. Introduction: The case-study of a soccer coach with a long and paradigmatic career was performed to analyze the variables and constructs that build the importance of the coach, the way the coaches learn and the different trajectories to professional success. Methods: A semi-structured interview was made to a soccer coach with more than 30 years of career at professional level. The interview took 155 minutes and was categorized based on previous literature and first researcher expectancies. It was transcribed verbatim and content analysis based on unities of significance was made by two researchers. Results and conclusions: Several parameters that contribute to building of a career were identified. Coaches start their career whn they still are athletes and they learn through formal and informal ways, especially watching and studying inspirational coaches. Qualities and competencies of the coach are crucial to reach competitive success, alongside with beliefs and behaviors that build the coach philosophy. Competitive results as criterium of success, communication inside and outsider the team, motivation and leadersip are other skills that are part of the coaches’ career on the long term.
Description: Dissertação de mestrado em Treino Desportivo para Crianças e Jovens, apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/30862
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_Msc_Pedro Tiago Fonseca Mendes.pdf557.44 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.