Title: Metrologia da atividade física habitual : avaliação com o recurso a medidas objetivas em crianças e adolescentes
Authors: Correia, Fernando António de Sá 
Keywords: Atividade física;Saúde pública;Obesidade
Issue Date: 2014
Abstract: A prevalência de obesidade, associada a fatores de risco cardiovasculares e metabólicos, aumentou dramaticamente na população adulta nas últimas décadas. Mais recentemente, o mesmo conjunto de fatores de risco também tem sido reconhecido em crianças e adolescentes. A evidência epidemiológica sugere que altos níveis de atividade física estão associados com um perfil de risco metabólico favorável em adultos; no entanto, em crianças e adolescentes o efeito desses fatores é menos claro, reclamando pesquisas adicionais e com maior precisão. Na verdade, a avaliação precisa e confiável da atividade física é necessária para qualquer estudo de pesquisa no âmbito da atividade física habitual, especialmente para que melhor se possa inferir acerca da sua relação com os diferentes marcadores de saúde. O objetivo desta revisão da literatura é examinar a utilização de técnicas de mensuração objetiva para a avaliação e interpretação da atividade física das crianças e adolescentes. A literatura mais recente foi analisada para tentar clarificar as principais características desses instrumentos, evidenciando particularmente as suas principais vantagens e desvantagens na investigação em crianças e adolescentes. O registo da frequência cardíaca aparenta ser adequado para a medição de períodos prolongados de atividade moderada e vigorosa, a pedometria fornece uma medida válida da atividade física total, e a acelerómetria fornece uma medida válida da atividade habitual, bem como do padrão e intensidade dessa atividade; além disso, há novas tecnologias que podem colmatar algumas limitações dos métodos acima mencionados, como a utilização de instrumentos multisensor ou a combinação de instrumentos. A natureza esporádica e intermitente da atividade física habitual da população pediátrica torna difícil de recordar essa atividade em períodos prolongados, pelo que são cada vez mais recomendadas técnicas objetivas para a sua avaliação. Nenhuma metodologia isolada está isenta de limitações e a seleção de instrumentos para cada projeto de investigação deverá considerar sempre o objetivo principal do estudo, a amostra, e outras características contextuais onde o projeto irá ser implementado. Palavras-chave: atividade física, fatores de risco, medidas objetivas, saúde pública, crianças e adolescentes. iii ii ABSTRACT The prevalence of obesity and metabolic and cardiovascular risk factors has increased dramatically in adult populations in the last decades. More recently, the same cluster of risk factors has also been recognized in children and adolescents. Epidemiological evidence suggests that high levels of physical activity are associated with a favorable metabolic risk profile in adults; however, in youth the role of these factors is less clear which claim for further accurate research. Indeed, the accurate and reliable assessment of physical activity is necessary for any research study where physical activity is either an outcome measure or an intervention. The aim of this review is to examine the use of objective measurement techniques for the assessment and interpretation of children’s physical activity. The most recent literature was analysed to clarify the main features of those tools, specially providing their advantages and drawbacks. Heart rate is suited to the measurement of sustained periods of moderate and vigorous activity, pedometry provides a valid measure of total activity, and accelerometry provides a valid measure of total activity as well as the pattern and intensity of activity; furthermore, there are new technologies which may overcome some limitations of the afore-mentioned methods such as ActiHeart monitors. The sporadic, episodic and intermittent nature of habitual physical activity in the pediatric population makes it difficult or impossible to remember, objective techniques are recommended for the assessment of their physical activity. No single measure is without limitations and the selection of tools for each experimental design should consider the main purpose of the study, the sample and further contextual features where the project will be implemented.
Description: Dissertação de mestrado em Ciências do Desporto (Atividade Física em Contexto Escolar), apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/30771
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCDEF - Teses de Mestrado

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